A história da Feijoada e sua origem de berço europeu.

A história da Feijoada e sua origem de berço europeu.

Na gastronomia é muito comum incertezas em relação a origens de produtos, pratos e técnicas. Pratos com história incerta, confusa, misturada e errada é o que mais se encontra, na maioria das vezes, por causa da propagação de lendas e mitos. A feijoada é um exemplo ideal para o que estamos nos referindo.

Conhecida erroneamente como um prato do Brasil, e presente semanalmente na mesa do brasileiro, a Feijoada é sem duvidas alguma o prato mais famoso que se come no por aqui. Por possuirmos uma culinária bastante regionalizada, existem algumas variações de feijoada dentro do próprio Brasil.

O que todo mundo sabe, mas não está certo, é de que a feijoada foi criada dentro das senzalas dos escravos, com os restos de carnes que sobravam dos nobres portugueses. Essas partes consideradas menos nobres do porco, como o rabo, a orelha, a língua e o pé, são e sempre foram na verdade nobres para os Europeus, excluindo qualquer hipótese de ser dada para os escravos se alimentarem. Diversos registros históricos já comprovaram que o escravo se alimentava apenas de farinha e água, e dificilmente tinha acesso à carne.

Existe na Europa desde a antiguidade, um prato que varia de região em região, mas têm sempre como base a mistura de tipos diferentes de carne, com legumes e verduras, como por exemplo, o “Cassoulet” na França, o tradicional cozido em Portugal, o “Casoeula” na Itália, e o “Puchero” na Espanha. São os portugueses os responsáveis por trazer ao Brasil, a técnica e a combinação do cozido com carnes, que com o passar do tempo, e evolução dos costumes, foi acrescentado o feijão preto, criando assim a Feijoada.

O Feijão preto é de origem sul-americana, e era parte da dieta dos índios nativos. Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, já se conhecia na Europa diversas variedades de feijão, e era comum usar no preparo desses pratos, como o uso do feijão branco no “Cassoulet”. Portanto, a feijoada não é originalmente brasileira, e sim uma adaptação e evolução de uma cultura de berço europeu. Os acompanhamentos como: arroz, farofa, couve, laranja, torresmo e etc., foram acrescentados ao prato bem mais tarde.

No Brasil, o modo de fazer a feijoada varia entre os estados. Alguns usam o feijão mulatinho ao invés do feijão preto, outros preferem o uso da carne fresca ao invés das carnes maturadas (carne seca, carne de sol e etc.) Criou-se no país uma cultura de se comer feijoada, e hoje é quase uma unanimidade entre as pessoas.

Fonte de pesquisa – Livro: Formação da culinária brasileira, de Carlos Alberto Dória. 


Comentários

  1. Gustavo Rimolo disse:

    Eita… Por essa eu também não esperava. Isso aí Pedrão, sempre nos surpreendendo. Parabéns pela pesquisa e pelo texto. Obrigado por compartilhar!

  2. joelma hoffmann da cruz disse:

    legal gostei

  3. club do gourmet brasileiro na suica disse:

    origem de uma culinaria na relidade nao e muito facil de saber, principalmente na America Latina, pois a mistura de culturas e bem marcantes, mas se dividirmos o globo mundial por quatro, nos quatro cantos encontraremos pratos identicos, com nomes diferentes, e logicamente ingredientes adaptados da regiao..com sabores bem parecidos, sem nunca terem seguido receitas originais, e muito interessante essa coisa das pessoas irem sempre encontrando sabores bem parecidos sem nunca terem seguido receitas, formulas, e dicas culinarias de outros povos.

  4. Vou reger uma aula sobre cultura e usarei entre outras a origem da feijoada !!!! Adorei

  5. como é que se chamava feijoada na Europa, ja que somente na França se colocava o feijão branco, Prtugal Italia era só uma mistura de carnes sem feijão?

  6. A feijoada foi a adaptação das misturas de carnes em feijão no Brasil.

  7. Farinha e água é rsrsrsr ….

  8. kimberlly disse:

    deliciaaaaaaaaaaa

  9. Oziel Silva disse:

    Só esqueceu de dizer, mas se pesquisar mais irá saber, que no Brasil se tornou um prato típico Carioca. Portanto a feijoada é Carioca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs