A história das especiarias, e sua importância na Gastronomia

A história das especiarias, e sua importância na Gastronomia

As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.

Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, as especiarias eram muito valorizadas na Europa, pelo simples fato de não poderem ser cultivadas neste continente em função do clima.

Com o crescimento da Burguesia, a demanda por esses produtos que na época eram considerados de luxo, também cresceu e muito.

No século XV, o monopólio dessas especiarias era dos comerciantes de Gênova e Veneza, duas cidades Italianas. Esses comerciantes compravam no Oriente (Índia e China), e vendiam com alta porcentagem de lucro do mercado europeu.

O transporte dessas especiarias para a Europa era feito através da rota do Mar Mediterrâneo, que também tinha o domínio dos comerciantes Italianos.

Foto: freepik

Um século depois, os Portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, que era através da navegação pela costa africana. Os Portugueses compravam diretamente do local onde eram produzidas acabando com o monopólio dos Italianos.

Usando a nota rota, as caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias, que posteriormente eram vendidas com alta taxa de lucro. Mediante a isso, Portugal se tornou uma potencia econômica da época.

As especiarias possuem fundamental importância na Gastronomia, pois acrescentam e muito quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos. Isso claro que for bem harmonizada…

Algumas das mais usadas especiarias:

Açafrão: famoso por ser um dos ingredientes da Paella, o açafrão é o pistilo da planta açafrão, que é colhido a noite antes que as abelhas ou passarinhos o levam embora.

Alecrim: erva muito aromática que possui um perfume doce e fresco. Ideal para usar com carnes, ensopados, aves, peixes, molhos e etc.

Aniz Estrelado: fruta que possui a forma de uma estrela, e possui um aroma forte e um pouco amargo. Usado para aromatizar pratos e bebidas.

Cardamomo: fruto ou semente da família do gengibre muito usado em sopas, fígado, porco, e para aromatizar bebidas, caldos e molhos.

Cominho: semente marrom, com gosto forte e único, muito usada em molhos de carne, peixe, legumes, queijo e carnes.

Cúrcuma: É a raiz da planta da família do Gengibre, e possui coloração forte amarela. É conhecida também como açafrão da terra.

Curry: é uma mistura de vários condimentos, inclusive a cúrcuma. Muito usado carnes, aves, peixes, molhos, arroz e etc.

Louro: folha bastante aromática, com rosto marcante, e por isso precisa ser usada com cautela. Ideal para usar no feijão, em molhos, assados, ensopados e etc.

Noz Moscada: Pode ser encontrada em semente ou em pó. Possui um gosto marcante e bastante aromático. Ideal para doces, sobremesas, bolos e até mesmo em carne.

Páprica: é o pó extraído do pimentão vermelho doce. Possui a característica de fornecer cor e sabor.

Sálvia: folha de sabor forte e único, muito usado com carnes, em molhos e etc.

Tomilho: erva muito usado hoje em dia, que deixa eu sabor marcante da comida. Ideal para molhos, carnes, peixes, aves e etc. Combina muito bem com carne de porco.

As especiarias são essenciais para dar aos pratos aquele toque diferente e especial. Cada região do mundo possui a especiaria mais usada, e por isso a lista delas é extensa. Desde que use da maneira correta, as especiarias sempre irão melhorar e muito o gosto de um prato. É necessário sempre ter cautela ao usa-las, pois se colocada demais, o gosto domina todo o prato.

Manter as especiarias em grãos é sempre a melhor opção, pois conserva mais o sabor e o aroma. O ideal é sempre tritura-las na hora.

 



  1. Cara, vou aproveitar que to lendo seu blog aqui e perguntar.. Você que está estudando deve saber..
    Falou aí de açafrão.. mas esse é aquele caro, certo? E o nosso açafrão, usado nos nossos pratos mineiros, não é a mesma coisa, certo? sabe como é feito?
    abraços!

    • Pedro Frade Says: maio 23, 2012 at 10:30 pm

      Olá!
      Sim, o açafrão que citei, é o pistilo da flor, aquele que é bastante caro.
      O nosso açafrão, aquele pó amarelo, é a cúrcuma, que chamam de “açafrão da terra”. Ele não tem a ver com o açafrão que é o pistilo da flor.
      O nome certo é cúrcuma, como coloquei no texto…só que as pessoas chamam ele pelo nome errado.
      Abraços, e obrigado pelo acesso ao blog.

      • Jefferson Alexandrino Says: julho 21, 2013 at 11:18 am

        Mas acho que ele se referia a outro acafrão, que também conheço. A cúrcuma, que ja tive a planta, é uma semente preta que moída fica vermelha. O açafrão ou açafroa é uma raiz amarela, mais fraca que o gengibre e muito usada no preparo de porco e peixe. Conhece?

  2. eu fiquei sabendo mais do que eu devia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Q COMIDAS OTIMAS AMMMMMMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  4. Gostei,valeu você me ajudou muito

  5. gostei

  6. vinicius zambelan Says: março 26, 2013 at 7:24 pm

    seu blog e chik shoow parabens…

  7. Esse negosio de especiarias e muito lagau mais e muito conprido

  8. Amanda Martins Says: maio 24, 2013 at 7:56 pm

    Eu faço Nutrição; e estou fazendo um trabalho sobre as especiarias…..seu valor nutritivo, suas caracteristicas gerias, e queria muito saber sobre sua atividade biologica, fiz muitas pesquisas mas não obtive as respostas, e ainda nao encontrei :/ vc poderia me AJUDAR????

    • Pedro Frade Says: junho 1, 2013 at 10:27 am

      Olá Amanda,

      Como cozinheiro eu não vou saber te explicar a atividade biológica das especiarias. Tente saber com um engenheiro alimentar.

      Abraços, e obrigado!

  9. nossa fiquei sabendo disso na aula de historia quando os portugueses estavam em busca das indas

  10. Os aromas e sabores são poderosos, elevam a nossa vibração! O cravo e a canela, por exemplo, são aromas que elevam o astral das pessoas e tornam alguns chás muito mais deliciosos. É tão bom seguir o cheiro de uma comida bem temperada, especialmente quando o seguimos e chegamos em nossa casa ou na casa de um amigo bem legal que nos convida para confraternizar e alimentar o corpo e a alma! Especiarias é tudo de bom!

  11. adoreiiiiiiiiiiiiiii

  12. bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  13. alessandra Says: outubro 16, 2013 at 2:11 pm

    oi eu adoro a gastronomia pois faço grandes pratos diferentes!!!

  14. eu amo a gastronomia faço varios pratos diferenres!!!

  15. nossa esse texto me ajudou muito para fazer o trabalho da escola

  16. e o meu trabalho da faculdade tambem

  17. gostei

  18. gostei muito

  19. ADOREI A REPORTAGEM. PARABÉNS!

  20. Maria Júlia Lima Says: abril 1, 2014 at 10:02 pm

    legal gostei

  21. eu quero descobrir como e sobre como elas sao usadas hoje em dia

  22. Ingrid Genyanny Says: maio 13, 2014 at 4:46 pm

    me ajudou a fazer um trabalho escolar mas nao estou conseguindo copiar ele ara fazer o trrabalho

  23. É escrito,não digitado !