A história do Tiramisu, o mais famoso “dolce’ italiano.

A história do Tiramisu, o mais famoso “dolce’ italiano.

A origem e as tradições dos famosos pratos existentes no mundo sempre passeiam por histórias interessantes, contos e lendas. O Tiramisù é o doce italiano mais famoso, e é hoje conhecido e apreciado mundialmente. Assim como muitos pratos, teve uma origem regada de curiosas historias.

O principal ingrediente do Tiramisù é o creme de Mascarpone. Trata-se de um queijo Italiano, suave, variando de 60% a 75% de gordura. Possui um sabor delicado, é bastante cremoso, e de cor branca. É da região da Lombardia, ao norte da Itália, área bastante agriculta e leiteira.

O Mascarpone é feito a partir do leite de vaca, sem o uso de queijo coalho ou fermento em sua produção. A umidade é drenada através do uso de uma pequena quantidade de acido cítrico, e um pano bem fino. O resultado é um creme liso, que serve de base para muitas receitas, como por exemplo, essa famosa sobremesa italiana.

O Tiramisù foi inventado na região da Toscana, e compreende um pavê com creme de Mascarpone, vinho marsala, biscoito de champagne molhado no café, cacau em pó e/ou chocolate em barra, tudo disposto em camadas.

20131012_113539

Assim como vários pratos e principalmente sobremesas, o Tiramisù possui uma história bastante curiosa. Uma das versões conta que Siena, na Toscana, foi dominada por volta do século 16 pela família dos Médici, senhores de Florença. Em homenagem a um deles, teria sido inventado um doce que deu origem ao Tiramisù.

Esse doce criado para homenagear o Granduque de Florença, tinha o nome de “Zuppa del Duca”, e era feito com ovos , leite e vinho marsala, e por isso era chamado também de sopa inglesa. Segundo historiadores, o doce tinha como objetivo produzir um descendente para a família, e parece realmente ter dado certo, pois, Granduque Cosme Terceiro teve três filhos.

Ao Tiramisù acrescentou-se o café, considerado afrodisíaco, e o chocolate, que era estimulante, e por causa dessa combinação, esse pavê era consumido na Toscana antes dos encontros amorosos. Depois disso, a popularização do Tiramisù na Itália foi questão de tempo. Em todo o país, milhares de turistas procuram por docerias que vendem exclusivamente esse famoso “dolci”. E mesmo tendo sido criado na Toscana, em Siena o Tiramisù não superou o famoso “panforte”.

A velha disputa para ter a paternidade da receita também acontece com o Tiramisù, e algumas cidades da Itália “brigam” pela origem da sobremesa. O fato é que a Itália se destaca na gastronomia pela importante e fundamental valorização da história e das tradições, e é possível ver que a alegria se de comer por lá é diferenciada.

Fonte de pesquisa: pesquisadora Patrizia Turini em reportagem para a TV Globo.


Confira também: #ReceitaDaSemana – Tiramisù: http://www.labpixel.com.br/petit-gastro/receitadasemana-tiramisu/

 


Comentários

  1. patricia dias disse:

    Pedro, sou amiga da sua mae, fiquei encantada com o profissionalismo do seu site. Vc poderia dar uma receita perfeita e tradicional de tiramissu? se nao puder ser no site,pode ser no meu email. Bj, sucesso . Patricia Dias

  2. […] que muitas lendas estejam ligadas à origem do Tiramisu, um fato é incontestável: o doce nasceu em berço italiano. […]

  3. camila munhoz disse:

    Boa noite, gostaria de saber se voce poderia me enviar a receita do tiramisu para meu email.

  4. sandra zampieri struzani disse:

    Boa noite pedro!
    Gostaria de saber se tem a receita de tiramisu feita com pão de ló, gostaria de fazer essa receita original, adorei feita com biscoito champanhe.
    Parabéns pelo sucesso, Abraços.
    sandra

  5. Boa tarde Pedro.Toda vez que como este doce, além de me esbaldar fico raçoada. disse:

    Boa tarde Pedro,

    Toda vez que como este doce, além de me esbaldar fico com muita vontade de fazê-lo
    .Poderia me enviar a receita.

    Antecipadamente muito obrigada. Forte abraço

  6. Rita de Cássia Monteiro disse:

    Perdoe-me… acabei de enviar um comentário com nome errado. Mas aí esta o nome correto.

  7. Eduardo disse:

    Muito bom, parabéns. Será que poderia me mandar a receita? Obrigado.

  8. Bernardete Rossete disse:

    Bom dia Pedro,

    Seria possível enviar a receita ?

    Grata

    Bernardete

  9. queria muuuuito uma receita do tiramisu original…..

  10. Renata disse:

    Ola

    simplesmente maravilhoso o site.
    Gostaria de fazer esta receita de Tiramisu no Natal
    poderia enviar para meu email?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs