Por que chocolate branco não é chocolate?

Por que chocolate branco não é chocolate?

A gastronomia é repleta de termos técnicos e nomes para diferenciar produtos, e etc. Mas na maioria das vezes, eles não são corretamente empregados, e acabam ganhando popularidade, mesmo que errados.

Existe uma grande diferença entre o chocolate preto e o chocolate branco, a começar pelo sabor. Mas a principal diferença é na receita (produção), que mostra que o chocolate branco não é chocolate, mesmo levando esse nome.

Um chocolate é considerado chocolate, quando possui cacau em sua fórmula. No momento da produção do chocolate, o cacau é prensado e se divide em duas partes: a massa do cacau, e a gordura (manteiga de cacau). Com a massa do cacau, ou seja, a parte sólida, é feito o chocolate preto, e com a manteiga do cacau, se processa o chocolate branco, que consiste basicamente em gordura, açúcar e leite.

Pelo fato de não ter em sua composição o cacau sólido, e sim apenas a gordura da fruta, o chocolate branco tecnicamente não é um chocolate, mas na verdade outro doce. Mesmo a textura de ambos sendo parecidas, o sabor é completamente diferente, e o “chocolate” branco possui muito mais açúcar que os demais.


Observações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *