Colocar óleo na água para cozinhar macarrão evita que ele grude?

Colocar óleo na água para cozinhar macarrão evita que ele grude?

Cozinhar uma massa corretamente pode parecer algo simples, mas se não for executado da maneira correta, certamente o resultado final não será agradável. O ponto correto da massa é sempre um dilema, principalmente no Brasil. Os Italianos seguem à risca o “al dente”, palavra que significa um cozimento no ponto, ainda com certa resistência ao mastigar. Em qualquer lugar no mundo as pessoas possuem o vício de cozinhar tudo ao extremo, assim como a massa, prejudicando totalmente a textura final do produto.

A cozinha é cheia de mitos, dos quais muitos já tratamos por aqui. Os mitos provém do passado em tempos que a ciência não era usada para explicar o motivo pelo qual realizamos determinadas ações ao cozinhar.

Cozinhar uma massa e colocar óleo na água de cozimento é uma antiga cultura, passada de geração em geração, e que poucas vezes é questionada. Partindo do princípio de que se coloca óleo na água para a massa não grudar (assim quem faz explica), precisamos entender primeiramente como é a cocção perfeita de um macarrão.

macarrão cozinhando

As massas em geral cozinham rapidamente, principalmente quando queremos ela “al dente”. O primeiro passo é a quantidade de água na panela que deve ser abundante, justamente para não deixar a massa grudar uma na outra (eliminando a necessidade do óleo). Calcula-se cerca de 5 litros de água para cada 500g de macarrão, para que possa cozinhar todos por igual. Outro ponto indispensável é temperar a água com sal suficiente para que o macarrão possa aderi-lo.

De volta ao óleo, foi dito acima que ele é usado na água do cozimento para que não permita que a massa grude uma na outra, porém, isso é evitado calculando corretamente a proporção de água para massa. E para eliminar qualquer possibilidade da eficácia desse “mito”, sabemos que óleo e água não se misturam, e que o óleo por ser menos denso ficará sempre por cima da água. Uma vez que não se misturam, o óleo não terá contato com a massa, comprovando que esse mito tão antigo não funciona ao tentar evitar que a massa grude uma na outra.

Referencia bibliográfica: Livro “Comida e Cozinha”, Harold McGee. 

Fotos adquiridas em um banco de imagens.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *