Como fazer arancini

Como fazer arancini

A culinária italiana é para muitos a melhor do mundo, e isso se explica pela enorme variedade de ingredientes, produtos e pratos típicos a perder de vista. O Arancini é apenas um exemplo entre muitos existentes e que colocam a Itália em posição de destaque na gastronomia mundial. Com o tão tradicional e consagrado risoto, prepare-se um bolinho recheado de ragu de carne e/ou uma típica mozzarela italiana.

Criado na Sicília no século X, é uma ótima opção para não desperdiçar as sobras do risoto, e assim como pode-se também preparar um risoto apenas para isso. O nome “Arancini” vem da palavra italiana para laranja “arancia”, e foi dado ao bolinho pela sua forma e aparência. Feito tradicionalmente com o risoto alla milanese (que leva açafrão), pode ser feito com qualquer outro risoto explorando ainda mais outros sabores, sendo importante ao final o contraste entre o recheio, o arroz e a crocância do empanado.

Leia também: 5 passos para preparar um risoto

O preparo do Arancini é muito simples, e bastam alguns ingredientes e uma boa técnica.

Ingredientes (entre 10 e 15 bolinhos): 500g de risoto pronto – 100g de parmesão ralado – 50g de farinha panko – 2 gemas – Queijo mozzarela – Salsinha picada – Sal e pimenta do reino – Óleo para fritar – Farinha de trigo e farinha panko para empanar – 4 ovos batidos

arancini– Em um recipiente, adicione o arroz de risoto, o queijo parmesão ralado finamente, a farinha de panko, as gemas, a salsinha bem picada, e tempere com sal e pimenta do reino. Misture até a massa de risoto ficar homogênea.arancini– Farinho PANKO é uma farinha de pão japonesa, mais leve e que proporciona um resultado muito mais crocante. Pode-se substituir por farinha de rosca na mesma proporção.

arancini– Com a massa pronta, envolva uma mozzarela cobrindo toda ela sem exceder.

arancini

arancini– Enrole bem os bolinhos para que fiquem regulares e do mesmo tamanho. É importante cobrir todo o queijo para não vazar durante a fritura.

arancini– Para empanar, o processo é padrão independente de qual for o alimento. Passe o bolinho primeiro na farinha de trigo criando apenas uma camada bem fina e retirando qualquer excesso, em seguida passe nos ovos batidos e por último na farinha panko (ou de rosca).

aranciniaranciniaranciniaranciniarancini– Assim que perfeitamente empanadas, frite em óleo a 160 graus. O ideal para garantir que o queijo derreta, é fritar duas vezes. Uma pré-fritura a 160 graus, e depois a 180 graus até ficar bem dourado. Escorra em um papel toalha para ficarem bem secos e com a crocância garantida.

arancini– O recheio tradicional do Arancini é um ragu de carne, mas para o recheado apenas com queijo, pode-se acompanhar um bom molho de tomate.

arancini

Dúvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!


Observações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *