Como fazer chantilly

Como fazer chantilly

O Chantilly é uma das principais bases da confeitaria mundial, e trata-se basicamente do creme de leite fresco batido com açúcar e algum aromatizante. Ao bater o creme de leite, incorpora-se ar e por isso o resultado final é um creme bastante aerado. Por mais simples que pareça é preciso atentar para alguns detalhes para fazer um chantilly perfeito.

O mais importante para um bom chantilly é a escolha do creme de leite correto. Existem no mercado alguns tipos sendo o mais conhecido o creme de leite de “caixinha”, que para um chantilly não é o ideal por conter um teor de gordura muito baixo. Em confeitaria usa-se sempre o “creme de leite fresco” que é a gordura do leite, sem o soro, pasteurizado e com aspecto liquido. Utilizado em preparações tanto salgadas quanto doces, e é o ideal para cozinhar.

É fundamental que o creme de leite tenha um teor entre 30% e 40% de gordura pois é isso que ajudará o creme de leite estabilizar e se transformar em chantilly. Pode-se adicionar qualquer aromatizante ao chantilly, desde a baunilha que é o mais comum, até qualquer outro ingrediente que desejar.

Ingredientes: 200ml de creme de leite fresco – 20g de açúcar (quantidade a gosto) – gelo

chantillly– Fazer um chantilly requer apenas dois ingredientes, creme de leite fresco e açúcar. A melhor opção é utilizar o glaçucar (açúcar de confeiteiro), pois terá uma textura mais lisa ao final. Pode-se também usar o açúcar refinado.

chantilly

Textura inicial: liquido. É possível perceber algumas bolhas já presentes, e isso já é certa quantidade de ar incorporado.

– Gelar o creme de leite e os utensílios, ou bate-lo sobre um recipiente com gelo é uma excelente dica, e agiliza o processo.

– Inicie batendo apenas o creme de leite e assim que começar a ganhar consistência adicione o açúcar aos poucos. Na medida que for batendo, será possível perceber que o creme ganha consistência. Assim que estiver firme suficiente pare de bater, pelo contrário ele irá se transformar em manteiga mudando tanto o sabor quanto a textura.

chantilly

Textura intermediaria: ao bater um pouco imediatamente o creme já ganha consistência.

chantilly

Textura final: esse é o ponto ideal e limite do chantilly. É possivel perceber que ao bater por determinado tempo o creme estabilizou.

chantillyO uso do chantilly não se restringe apenas aos doces, pode ser usado também em preparações salgadas e para isso basta aromatiza-lo com o ingrediente que preferir. A partir desse ponto, você tem um ótimo acompanhamento para sobremesas, bolos e etc.

Dúvidas? Deixe o seu comentário!


Observações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *