Como fazer mousse de chocolate com azeite

Como fazer mousse de chocolate com azeite

Na cozinha uma das coisas mais fantásticas é a mistura de sabores incomuns de acordo com os ingredientes que temos. chocolate e azeite é algo que certamente a maioria das pessoas não imaginam juntas, e muito menos usar de azeite de oliva em doces e sobremesas. O passar dos tempos e a evolução da gastronomia, somado a junção de novas ideias e a busca em inovar cada vez mais, levou o azeite de oliva ao encontro das sobremesas, e o resultado é surpreendente.

A mousse de chocolate é uma das mais clássicas sobremesas francesas. Seu nome significa “espuma” em francês, o que descreve bem as suas características. No preparo de uma mousse tradicional o chocolate divide o protagonismo com a manteiga, porem na mousse de chocolate com azeite, a manteiga é substituída pelo óleo da azeitona, mudando completamente a sua textura e seu sabor.

A mousse de chocolate feita com azeite é uma releitura do clássico. O azeite de oliva é um produto incrível, que proporcionará uma textura diferente, um sabor suave, brilho, além de ser mais saudável. Temos a certeza que o resultado será surpreendente para você, pois apesar de pouco conhecida, a harmonia entre o chocolate e o azeite é fantástica.

Para preparar essa receita, fique atento aos detalhes, as técnicas e as proporções corretas.

Ingredientes (6 porcões)

180g de chocolate meio amargo – 3 ovos grandes – 2/3 xicara de açúcar de confeiteiro – 50 ml de café forte – ¾ de xicara de azeite extra virgem (variedade arbequina) – Zestes de laranja – Flor de sal

mousse de chocolate com azeite

Modo de preparo

– Separe todos os ingredientes com cuidado para a proporção estar correta. Aconselhamos usar uma balança, onde a precisão será maior.

– Quebre ou corte o chocolate em pedaços menores, e derreta em banho maria. Deixe esfriar em temperatura ambiente na sequência.

– O que é banho maria? O banho maria é um meio de calor indireto, ou seja, quando o calor é transmitido pela água. É indicado para cozinhar alimentos mais sensíveis a altas temperaturas, como o chocolate. Trata-se do cozimento de algo através do calor do vapor da água. Para isso é preciso adicionar água em uma panela, esperar ferver, e colocar um recipiente por cima sem encostar na água. Dessa maneira tudo que for cozido em banho maria jamais irá ferver ou passar da temperatura desejada.

mousse de chocolate com azeite

– Derretendo chocolate no micro-ondas: é uma boa alternativa ao banho maria e mais rápida. Lembrando sempre que o chocolate não pode com altas temperaturas, derreta-o de 20 em 20 segundos mexendo sempre. Nesse caso, a potência do micro-ondas não pode estar no máximo.

– Separe as claras das gemas dos 3 ovos. Em um recipiente, bata as gemas com o açúcar de confeiteiro, junte o café e misture.

mousse de chocolate com azeite

mousse de chocolate com azeite

– Junte o chocolate (já em temperatura ambiente) e o azeite a mistura de açúcar e gemas, e misture até fica homogêneo.

mousse de chocolate com azeite

mousse de chocolate com azeite

mousse de chocolate com azeite

– Bata as claras restantes dos 3 ovos em neve, e incorpore por partes e lentamente ao chocolate.

mousse de chocolate com azeite

Claras em neve – como fazer: Ao bater as claras em neve estamos incorporando ar em sua composição, e por isso ela aumenta consideravelmente de volume. É importante ao quebrar os ovos não deixar nenhuma partícula de gema de ovo na clara, pois isso atrapalha a sua montagem. Pode-se usar tanto a batedeira como o batedor manual, desde que ao final seja possível virar o recipiente com a clara de cabeça para baixo sem ela cair. Uma clara que não é batida suficientemente bem é um dos maiores motivos de receitas que não deram certo.

mousse de chocolate com azeite

mousse de chocolate com azeite

– Finalize com as zestes de laranja, uma pitada de flor de sal para realçar o sabor, e leve para gelar por no mínimo 4 horas, ou até estar firme suficiente.

Por incrível que pareça, mesmo a quantidade de azeite sendo considerável, o gosto não é predominante, e sim muito suave. A textura diferente, a leveza e o sabor que o azeite proporciona são incríveis e bem diferentes se feito com a manteiga.

IMG_5099 (Medium)

Duvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!


Observações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *