Como fazer mousse de chocolate

Como fazer mousse de chocolate

A mousse de chocolate é uma das mais clássicas sobremesas francesas, que representa muito bem a força e a qualidade da confeitaria do país. Tão fácil quanto faze-la é descreve-la, onde seu nome que significa “espuma” em francês já é autoexplicativo. Trata-se de um creme bem aerado, leve, e com intenso gosto de chocolate. Existem diversas maneiras de fazer uma mousse de chocolate, e adaptações surgiram ao longo do tempo, mas o original ainda se destaca e para fazê-lo basta atentar para alguns detalhes e dicas fundamentais.

Ingredientes para 8 pessoas: 250g de chocolate meio amargo ou amargo – 100g de manteiga – 80g de gemas (4 un) – 180g de claras de ovo (6 claras) – 40g de açúcar refinado.

– Quebrar ou cortar o chocolate em pedaços bem pequenos para facilitar ao derrete-lo.

– Derreter com cuidado o chocolate em banho maria. O chocolate deve atingir no máximo entre 45 e 50 graus, pois acima disso começa a perder suas principais propriedades. Evitar qualquer contato do chocolate com a água, e por isso o fogo deve se manter controlado.

1 (Custom)

– O que é banho maria? O banho maria é um meio de calor indireto, ou seja, quando o calor é transmitido pela água. É indicado para cozinhar alimentos mais sensíveis a altas temperaturas, como o chocolate. Trata-se do cozimento de algo através do calor do vapor da água. Para isso é preciso adicionar água em uma panela, esperar ferver, e colocar um recipiente por cima sem encostar na água. Dessa maneira tudo que for cozido em banho maria jamais irá ferver ou passar da temperatura desejada.

– Derretendo chocolate no micro-ondas: é uma boa alternativa ao banho maria e mais rápida. Lembrando sempre que o chocolate não pode com altas temperaturas, derreta-o de 20 em 20 segundos mexendo sempre. Nesse caso, a potência do micro-ondas não pode estar no máximo.

– Assim que o chocolate estiver derretido, adicionar a manteiga em pedaços e misturar bem até a consistência ficar homogênea.

2 (Custom)

– Qual chocolate usar? Sempre que comprar um chocolate, observe qual a porcentagem de cacau em sua composição. Quanto maior a quantidade de cacau, mais intenso será o sabor de chocolate, e menos açúcar terá em sua composição. Portanto, um chocolate em 53% e 64%, que são considerados meio amargo e amargo, são os mais indicados.

– Espere esfriar um pouco, adicione as gemas de ovo com cuidado e misture rapidamente. (Atenção nesse momento para não deixar cozinhar as gemas)

3 (Custom)

– Bata as claras em neve, e adicione o açúcar apenas no meio do processo. As claras precisam estar bem batidas e firmes, mas jamais se pode bate-las em excesso.

– Adicione as caras em neve em partes e misture com muito cuidado para não desfaze-la.

4 (Custom)

Claras em neve – como fazer: Ao bater as claras em neve estamos incorporando ar em sua composição, e por isso ela aumenta consideravelmente de volume. É importante ao quebrar os ovos não deixar nenhuma partícula de gema de ovo na clara, pois isso atrapalha a sua montagem. Pode-se usar tanto a batedeira como o batedor manual, desde que ao final seja possível virar o recipiente com a clara de cabeça para baixo sem ela cair. Uma clara que não é batida suficientemente bem é um dos maiores motivos de receitas que não deram certo.

20150331_110536 (Custom)

– Adicione o mousse de chocolate que deve estar com a mistura bem homogênea em recipientes e leve para a geladeira por no mínimo 3 horas.

– O resultado deve ser um mousse bem leve, aerado, parecendo uma espuma, e com sabor intenso de chocolate.

*Dica: sempre que puder e principalmente em confeitaria, use uma balança para pesar todos os ingredientes. A precisão é fundamental para o sucesso da receita.


20150331_130622 (Small)


Observações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *