Como fazer quiche

Como fazer quiche

A cultura gastronômica francesa dispensa comentários, é incrível, rica, e com uma enorme variedade de pratos emblemáticos. Sempre que ouvimos dizer ou preparamos uma quiche, imediatamente remetemos aos cafés tradicionais de Paris servindo ótimas quiches Lorraine. Para quem não conhece, quiche é basicamente uma torta aberta, feita com uma massa chamada “brisée”, e com recheio a base de ovos e bacon.

Para fazer uma quiche são necessárias três etapas, que envolvem a massa, a guarnição e o recheio. Algumas técnicas são fundamentais, e por mais que seja uma receita extensa, é possível realizar seguindo as dicas e pontos importantes.

Ingredientes

Massa: 250g de farinha de trigo – 5g de sal – 125g de manteiga sem sal – 1 gema – 50ml de água

quiche

Guarnição: 2 alhos poró – 250g de bacon – Azeite – Sal – Pimenta do reino – 150g de queijo gruyére.

Recheio: 2 ovos inteiros – 2 gemas – 250ml de leite – 250ml de creme de leite – Sal – Pimenta do reino – Noz moscada

– O uso de uma balança é fundamental para que a proporção dos ingredientes seja correta.

quiche

Modo de preparo – Massa

 – Em um recipiente, misture a farinha de trigo peneirada com a manteiga. Essa etapa na qual a manteiga é incorporada é importante, e percebe-se que a medida que a massa se mistura com a farinha, ela passa a ter um tom amarelado.

quiche

quiche

– É fundamental manusear a massa apenas o suficiente para que ela incorpore todos ingredientes. Pelo contrário, ela ficará muito quebradiça. Levar a geladeira também é outro ponto importante, uma vez que a quantidade de manteiga é considerável, e em uma temperatura elevada ela ficará muito mole e difícil de trabalhar.

quiche

– Em seguida, adicione o sal, a água e a gema de ovo. Misture apenas o suficiente para a massa ficar homogênea, enrole em um filme plástico, e leve para gelar.  Uma vez gelada, será muito mais fácil abrir a massa.

quiche

quiche

– Abra a massa com um rolo, e use sempre farinha para impedir que ela grude na superfície. Se preferir, use papel manteiga como mostram as fotos.

quiche

– Use a forma para medir o tamanho da massa, e lembre de deixar suficiente para cobrir as bordas. Prefira uma forma de fundo falso, o que facilitará consideravelmente ao retirar após assar.

– Cubra toda a forma com a massa de forma regular e com um garfo faça furinhos por toda a base. Cubra com papel manteiga, e adicione grãos a sua escolha (utilizamos feijão nesse caso). Furar a massa e cobrir com grão são duas etapas indispensáveis para que durante o cozimento ela não infle formando bolhas, e fique regular ao final.

quiche

quiche

quiche

quiche

– Leve para assar por 30 mim em forno a 180 graus. Entenda que esse é apenas um primeiro cozimento da massa. Assim que pronta retire do forno, dispense os grãos e deixe esfiar.

Finalização

– Em uma panela frite o bacon, retire a gordura em excesso e junte o alho poro fatiado. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.

– Para preparar o recheio, o creme da quiche, misture todos os ingredientes e tempere a gosto. Junte o alho poro e misture. Por último, preencha a massa da torta assada e cubra com queijo ralado.

quiche

– Leve para assar a 180 graus de 30 a 40 minutos, ou até que ela esteja bem dourada e firme.

quiche

Duvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *