Como fazer ratatouille

Como fazer ratatouille

Certamente você já ouviu falar de “ratatouille”, nome que leva um dos mais tradicionais pratos franceses e também de um histórico filme produzido pela Disney (2007), que conta a história de um ratinho que tinha o sonho de ser cozinheiro e trabalhar no restaurante do seu chef favorito em Paris.

Aliar o nome do prato ao nome do filme é algo natural, pois ele não só apresentou o Ratatouille para o mundo, como a história do filme foi um marco para a gastronomia mundial. O Ratatouille se destaca por ser fácil e prático de preparar, além de uma ótima opção para os vegetarianos.

Ingredientes

Molho de tomate: 300g de tomate pelado – ½ cebola bem picada – 100ml de água – Sal – Pimenta do reino – 1 colher de chá de açúcar – manjericão a gosto – Azeite de oliva

Ratatouille: 2 abobrinhas – 2 berinjelas – 5 tomates – Sal – Pimenta do reino – Azeite de oliva – manjericão a gosto

  • A quantidade necessária de legumes pode variar de acordo com o tamanho deles, assim como o tamanho do tabuleiro usado.

Modo de preparo 

– Para preparar o molho de tomate, refogue a cebola bem picada com o azeite de oliva. Em seguida, junte os tomates pelados, a água, e deixe cozinhar até reduzir pela metade.  Acerte o tempero, junte o açúcar para regular a acidez do tomate, e finalize com o manjericão picado. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, ou até que esteja bem grosso para poder preparar o Ratatouille. Reserve.

– Para preparar o Ratatouille, comece dispondo em um tabuleiro o molho de tomate no fundo como uma camada. Não exagere na quantidade, é apenas uma base.

ratatouille

– Corte com o auxílio de um fatiador (ou com a faca) os legumes (tomate, abobrinha e berinjela) em rodelas finas.

– Disponha sobre o molho de tomate as rodelas de legumes alternando sempre até cobrir todo o fundo. Para uma melhor apresentação, a receita da foto tem apenas uma camada, mas é possível fazer mais de uma.

ratatouille

– Para finalizar, tempere com sal e pimenta do reino e regue com azeite de oliva.

ratatouille

– Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos. Pela fina espessura dos legumes o cozimento é rápido, e mantendo o forno em alta temperatura, evitará o acumulo de “liquido” que provém dos legumes.

– Assim que pronto, retire do forno, volte a polvilhar manjericão fresco, e sirva como acompanhamento de um belo prato.

ratatouille

Duvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *