Como fazer tiramisù

Comodocument.write(''); fazer tiramisù

Os doces são um capítulo à parte na gastronomia mundial. Sabemos que a base está na França, mas contamos com incríveis doces em diversas partes do mundo como o Tiramisù, o doce italiano mais famoso, e hoje conhecido e apreciado mundialmente.

O principal ingrediente do Tiramisù é o creme de Mascarpone. Trata-se de um queijo Italiano, suave, variando de 60% a 75% de gordura. Possui um sabor delicado, é bastante cremoso, e de cor branca. É da região da Lombardia, ao norte da Itália, área bastante agriculta e leiteira.

Leia também: A história do Tiramisu, o mais famoso “dolce’ italiano

De origem na Toscana, uma região incrível na Itália para os amantes da boa mesa, o Tiramisù é basicamente um pavê com creme de mascarpone, biscoitos de champagne embebidos no café, chocolate e tudo disposto em camadas. Para nós, o tiramissu perfeito é aquele que possui um creme bastante cremoso, um sabor considerável de café, o doce do chocolate, e camadas bem regulares e definidas.

INGREDIENTES

500g de mascarpone – 6 gemas – 250g de açúcar – 20 biscoitos de champagne – 250ml de café forte – 50ml de vinho do porto – Cacau em pó – Nibs de cacau

tiramisù

tiramisù

MODO DE PREPARO

– Em um recipiente bata as gemas com o açúcar até “branquear”. Cozinhe esse creme até atingir 84 graus, ou ficar bem liso. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

tiramisù

tiramisù

“Branquear” açúcar e gemas na gastronomia significa bate-los bastante até chegar nesse ponto.

tiramisù

O creme de açúcar e gemas após cozinhar em banho maria. É impostante muita atenção para não cozinhar em excesso.

O banho maria é o cozimento de algo através do calor do vapor da água. Para isso é preciso adicionar água em uma panela, esperar ferver, e colocar um recipiente por cima sem encostar na água. Dessa maneira tudo que for cozido em banho maria jamais irá ferver ou passar da temperatura desejada.

– Misture o creme mascarpone com uma espátula para que ele possa ficar homogêneo e junte ao creme de gemas com açúcar. Reserve.

tiramisù

– Misture o café com o vinho do porto e use para molhar os biscoitos.

tiramisù

– Escolha uma forma que seja relativamente alta, isso é fundamental para um bom Tiramisù. A receita tradicional indica uma forma quadrada, como um tabuleiro, mas para essa receita optamos pela forma redonda (de fundo falso), por opção de estética.

– Para ajudar a soltar, cubra com papel manteiga. Mergulhe os biscoitos rapidamente no café, e forme uma primeira camada no fundo da forma.

tiramisù

– Polvilhe chocolate em pó e os nibs de cacau (crocância). Cubra com uma camada fina do creme de ovos com mascarpone.

tiramisù

tiramisù

tiramisù

– Faça uma outra camada com os biscoitos, o chocolate em pó, os nibs de cacau e o creme.

tiramisù

tiramisù

tiramisù

– Finalize o Tiramisù polvilhando bastante chocolate em pó, para que possa cobrir todo o creme. Leve para gelar por no mínimo 12 horas, e sirva em seguida.

tiramisù

Duvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *