Torta Sacher original, feita no Hotel Sacher em Viena. Créditos: shacher.com

Torta Sacher, 180 anos de tradição da mais famosa torta do mundo.

Por trás de uma torta que tem o nome de Sacher e possui 180 anos de tradição, circulam muitas histórias e casos.

A TORTA SACHER é o bolo mais celebrado e famoso do mundo. É um bolo clássico, com sabor e texturas únicas, que desafiam o paladar das pessoas com o perfeito equilíbrio de sabor. Essa torta tem como vantagem, não “enjoar” as pessoas, pois possui um contraste de sabores incrível.

Criada em 1832 pelo então aprendiz de cozinheiro Franz Sacher, a torta que leva o seu nome se tornou uma especialidade austríaca, servida sempre em ocasiões especiais e festivas. Rapidamente a torta Sacher conquistou o mundo, e hoje o consumo dessa torta é bastante considerável. Vale ressaltar que a receita ORIGINAL é única, e guardada a sete chaves.

A torta Sacher não leva farinha, e esse é um dos motivos que a torna leve. Trata-se de uma torta feita com chocolate amargo, normalmente de duas ou mais camadas, recheada com geleia de Damasco e coberta por um ganache de chocolate. É tradição austríaca servir à torta, acompanhada de uma porção de chantilly.

Torta Sacher by Pedro Frade

Torta Sacher by Pedro Frade

A torta original é feita artesanalmente no Hotel Sacher em Viena desde 1877, e carrega essa tradição até hoje. Mas “no meio do caminho”, algumas disputas aconteceram, pois todos queriam produzir e vender a torta mais famosa do mundo.

Foi em 1985 que aconteceu uma disputa para quem teria o direito de produzir e chamar de ORIGINAL a torta Sacher. De um lado a Confeitaria Demel’s, a melhor de Viena e do outro lado, o Hotel Sacher. A confeitaria Demel’s alegava a compra dos direitos de produzir a torta, com o neto do criador. Já o Hotel Sacher alegava ter ligações familiares slots com o criador da torta.

Após sete anos de disputa, a suprema corte austríaca decidiu garantir ao Hotel Sacher o direito exclusivo de usar o nome, e a confeitaria Demel’s em resposta, decidiu continuar produzindo à torta Sacher, mas usando o nome de Ur-Sachertorte. O que difere as duas tortas, é que na confeitaria Demel’s a geleia de damasco cobre a torta, enquanto no Hotel Sacher, a geleia recheia a torta. Nos EUA, é comum substituir a geleia de damasco, por geleia de framboesa, saindo assim da receita original.

Não é de se estranhar uma disputa judicial em torno da torta Sacher, pois se trata da mais famosa torta do mundo. Como falei anteriormente, o sabor dela é único. Sem duvida alguma o que chama atenção é o contraste do chocolate com o damasco e a leveza da massa.

Torta Sacher original, feita no Hotel Sacher em Viena. Créditos: shacher.com

É possível comprar a torta Sacher original, feita em Viena na Austria, através do http://www.sacher.com/de-original-sacher-torte.htm

Informações históricas retiradas da Revista ISTOÉ Dinheiro

RECEITA – Torta Sacher

INGREDIENTES:

75 g de chocolate meio amargo – 40 g de cacau em pó – 125 gs de manteiga sem sal – 50 g de açucar refinado – 3 gemas – 50 g de amigo de milho – 125 g de clara – 50 g de açucar refinado – 160g de geleia de damasco

MODO DE PREPARO:

Juntar a manteiga com o chocolate. Derreter em banho maria. Incorporar o cacau em pó peneirado. Misturar bem. Bater as gemas com os 50 g de açúcar refinado até o ponto de fita. Despejar a mistura de chocolate sobre as gemas. Misturar delicadamente com uma espátula.

Peneirar o amido de milho sobre a preparação. Mexer bem para misturar os ingredientes. Bater as claras em neve com os outros 50 g de açúcar refinado, para fazer uma merengue. Incorporar a preparação 1/3 das claras batidas em neve. Misturar bem, acrescentar o restante das claras. Mexer delicadamente, tendo cuidado para que a massa não murche. Despejar a preparação dentro de uma forma redonda, untada e enfarinhada somente no fundo. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Desenforme a torta ainda quente. Deixe esfriar.

GANACHE DE CHOCOLATE:

150g de chocolate meio amargo – 150g de chocolate ao leite – 200ml de creme de leite fresco – 10g de manteiga sem sal

Em uma panela acrescente o creme de leite e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e acrescente os chocolates picados, mistura até dissolver todo o chocolate, por ultimo acrescente a manteiga e mexa vigorosamente.

MONTAGEM DA TORTA:

Fatie a massa em três partes e passe a geleia de damasco em cada parte, monte a torta para que fique reta e com auxilio de uma espátula passe um pouco de ganache para tampar as imperfeições. Leve a geladeira para que o ganache esfrie. Retire a torta da geladeira e coloque-a sobre uma grade para tortas, cubra toda a torta com o ganache. De uma leve batida na grade para que o ganache nivele e fique reto. Volte a geladeira para que o ganache fique firme. Faça um cartucho de papel manteiga e com o restante do ganache escreva sobre a torta “Sacher”. Coloque-a no prato.

 



  1. Luana Ribeiro Carvalho Says: março 12, 2012 at 10:23 pm

    Amoamoamoamo!!!
    Que dia vou comer???
    beijos e sucesso com o blog!!!

  2. Gustavo Rimolo Says: março 13, 2012 at 9:44 am

    Cadê a receita? :D

  3. que história bacana, pedro! a receita fica ainda mais atraente, adorei!

    um beijo!
    priscila ferreira
    http://www.podeserpradois.blogspot.com

  4. deve ser uma delíciaaaaaaaaa

  5. Oi Pedro,

    Vc fez esta receita sem farinha de trigo?? Porque a receita de bolo sem farinha de trigo fica completamente diferente…

    – Pergunto porque quero fazer esta receita de bolo Sacher,

    Abraço Jô

    • Pedro Frade Says: abril 14, 2012 at 5:45 pm

      Olá Jô,

      Toda torta Sacher é feita sem farinha de trigo. Inclusive esse é o grande diferencial dela, que a faz ficar leve.
      Seguindo a receita que passei não tem erro. Qualquer duvida que você tiver, é só perguntar. Abraços

  6. Fui recentemente a Viena e comi essa torta no Hotel Sacher, muito boa mesmo, com chá fica uma delícia. Adorei a história dela, muito legal. Sobre a receita, gostaria de saber como é o ponto fita das gemas com o açúcar.

    • Pedro Frade Says: agosto 3, 2012 at 2:22 pm

      Olá Leandra,

      O ponto fita é quando você bate o açúcar com a gema, e ela escorre como se fosse uma fita, ou seja, liso e constante.
      Abraços, Pedro Frade

  7. pérsida braga da silva Says: janeiro 8, 2013 at 4:09 pm

    125g de clara são claras de 3 ovos? e essa quantidade se refere ao peso das claras antes de ficar em neve ou depois?

    • Pedro Frade Says: janeiro 8, 2013 at 4:11 pm

      Essa quantidade é das claras, que acabam sobrando após você tirar as 3 gemas. E o peso das claras é antes dela ficar em neve.

  8. de mais muito requintada e saborosa!

  9. maravilha!

  10. delicia

  11. Boa demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>