Torta Sacher, as curiosidades por trás de uma das tortas mais famosas

Torta Sacher, as curiosidades por trás de uma das tortas mais famosas

Por trás de uma torta que tem nome de Sacher e possui mais de 180 anos de tradição, circulam muitas histórias e curiosidades. Essa famosa torta e celebrada torta é um clássico com sabores e texturas únicas, que desafiam o paladar das pessoas com o perfeito equilíbrio e contraste de sabores que possui. Criada em 1832 pelo então aprendiz de cozinhando Franz Sacher, a torta que leva o seu nome se tornou uma especialidade austríaca, servida sempre em ocasiões especiais. Com o passar do tempo, ela ganhou espaço em diversos países do mundo, e se tornou um clássico da confeitaria mundial.

Com uma receita original, única e guardada a sete chaves, a torta Sacher se destaca pela leveza, e isso se justifica pelo fato da receita não levar farinha. Coberta por uma ganache de chocolate amargo, ela é ainda recheada com geleia de damasco, e tem como tradição austríaca servir acompanhada com chantilly.

torta sacher

Torta Sacher original, feita no Hotel Sacher em Viena (Credits: ww.sacher.com)

A torta original é feita artesanalmente no Hotel Sacher em Viena desde 1877 e carrega essa tradição até hoje. Mas “no meio do caminho”, algumas disputas aconteceram, pois, todos queriam produzir e vender a torta mais famosa do mundo. Foi em 1985 que aconteceu uma verdadeira briga para quem teria o direito de produzir e chamar de original a torta Sacher. De um lado a Confeitaria Demel’s, a melhor de Viena, e do outro lado o Hotel Sacher. A confeitaria Demel’s alegava a compra dos direitos de produzir a torta com o neto do criador. Já o Hotel Sacher alegava ter ligações familiares com o criador da torta.

Após sete anos de disputa a suprema corte austríaca decidiu garantir ao Hotel Sacher o direito exclusivo de usar o nome, e a confeitaria Demel’s em resposta, decidiu continuar produzindo à torta Sacher, mas usando o nome de Ur-Sachertorte. O que difere as duas tortas, é que na confeitaria Demel’s a geleia de damasco cobre a torta, enquanto no Hotel Sacher a geleia recheia a torta. O que faz da torta Sacher ser diferente e única é a sua leveza e a mistura de sabores entre o chocolate e o damasco, uma ótima combinação. Apesar de modificar a receita original, é comum encontra-la com outros tipos de recheio, como por exemplo uma geleia de framboesa.

Referências:  Revista ISTOÉ Dinheiro

 


Observações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *