Paella: histórias e tradições de um dos pratos mais famosos

Paella: histórias e tradições de um dos pratos mais famosos

paella

A Paella é certamente um dos pratos mais famosos do mundo, e encanta pelo sabor, aroma e cores. Assim como o Risoto e o Jambalaya, a Paella tem o arroz (de um grão especifico) como protagonista. Originaria de Valencia, região costeira da Espanha, trata-se de um arroz composto de vários ingredientes e especiarias, entre elas o açafrão, a mais cara especiaria do mundo. Originalmente era feita por trabalhadores do campo, que misturavam vários ingredientes ao arroz, comendo ao final diretamente da panela. Com o passar do tempo, a receita da Paella evoluiu e sofreu modificações, sendo acrescentado frango, pato, coalho, chouriço, feijão verde, azeitonas e diversos condimentos que fazem ela ter um sabor marcante e único.

Por trás de vários mitos e histórias, o mais conhecido significado para o nome do prato é que a palavra/nome “PAELLA” deriva da antiga palavra francesa “PAELLE” (panela em francês), que no Latim é “PATELLA” (recipiente ou vasilhame).  Assim como todos os famosos pratos, a Paella se tornou uma comida mundial. Popularizou-se na Europa Ocidental, na América do norte e latina, e foi sendo adaptada de acordo com os países. Na Louisiana, por exemplo, o típico prato Jambalaya, é nada mais do que uma Paella adaptada à região.

A Paella original é a espanhola, mais precisamente a valenciana. Os espanhóis mantem toda a tradição para prepara-la, que parte do principio de produtos frescos e de qualidade. É indispensável um bom azeite acompanhando o prato, pois ele dará um toque especial, e harmonizará muito bem. Um dos principais ingredientes da Paella é o açafrão original, o pistilo da flor “crocus-sativus”,  especiaria mais cara do mundo, e que é indispensável o seu uso, onde fornecerá não só a cor amarelo forte, mas um sabor característico.

Leia também: Açafrão, a especiaria que já foi mais cara que o ouro 

paella

Inicialmente preparada apenas com carnes e vegetais, formam acrescentados frutos do mar a Paella pelos valencianos da costa mediterrânea, criando uma nova versão para o prato, chamada de “mista”, pois combina frutos do mar, carnes, vegetais e etc. A entrada dos frutos do mar a receita trouxe não só frescor, mais uma mistura inusitada, pouco conhecido para a época, e que com o tempo conquistou paladares.

O arroz merece uma atenção especial por ser tradicionalmente preparada com um tipo espanhol especifico, que possui formato parecido ao italiano, mas menor quantidade de amido. Seguindo a tradição espanhola, a Paella é feita em uma panela “diferente” que recebeu o nome de “paellera”. São panelas largas, com um fundo raso, na maioria das vezes de aço e com alças nas laterais. Ela é uma panela ideal para a preparação de uma boa Paella, pois concentra o calor por igual, tendo assim uma cocção uniforme de todos os ingredientes.

Carnes, peixes, vegetais, especiarias e o arroz são os ingredientes desse prato emblemático, saboroso, único, popular e diferenciado. Adjetivos não faltam para classificar uma Paella, até mesmo pelo enorme sucesso mundial que influenciou inúmeras variações. Uma boa Paella é aquela que encanta pela bela combinação de sabores, que pode inicialmente parecer estranho, mas ao comer prova-se o contrário.


Comentários

  1. Vinicius Andrade disse:

    amei !

  2. muito bom………..me ajudou muito…….

  3. Thiago Francisco Padilha disse:

    A paella vem de padilla, antigo instrumento de madeira utilizada mexer a paella.

  4. é uma delícia a paella, seja original da Espanha ou reforçada com nossos produtos, porque até então é uma mistura de ingredientes.

  5. Estive em Portugal e não consegui comer,azar.

  6. Faltou ainda falar sobre o Vinho de Marzala, um dos componentes essenciais da legítima Paella. De resto, brilhante exposição.

  7. Olha aí Celina! não falei que era da Espanha!

  8. chefe afonso disse:

    Sensacional o site!!! parabéns e muito sucesso!!!

  9. […] tenha tido origem em Valência, rapidamente passou a ser cozinhada pelo resto do país. A paella é um prato à base de arroz e tem três variações, embora depois cada um a possa cozinhar à sua maneira: Paella Valenciana, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs