A história do Jambalaya e suas influencias culturais

A história do Jambalaya e suas influencias culturais

Jambalaya by Pedro Frade

Muitos dos mais famosos pratos do mundo são regados de grandes influencias culturais. O Jambalaya é um exemplo próprio disso, pois remente aos povos que colonizaram o sul dos EUA, ou seja, creole e cajun, que tem influencia francesa, espanhola e africana.

Típico do estado da Luisiana, e mais precisamente originário da cidade de Nova Orleans, o Jambalaya é um prato picante, que consiste de arroz, e praticamente um pouco de tudo. Carnes, Frango, presunto, pimenta, vegetais como ervilhas, cenoura, pimentão e aipo, além dos frutos do mar, que na maioria das vezes é usado o camarão.

O Jambalaya surgiu de um bairro francês de Nova Orleans, que inicialmente era habitado por Europeus. O prato é uma adaptação da Paella dos Espanhóis, pois na época, o custo de importação do açafrão era muito alto, impossibilitando de ser usado.

Bastante condimentado, e com presença forte da pimenta, o Jambalaya pode ser feito em duas versões: creole (com tomate) ou red Jambalaya, ou no estilo cajun (sem tomate), ou brown Jambalaya.

A Paella é um dos pratos mais famosos e consumidos do mundo, e em outras palavras, podemos dizer que o Jambalaya é uma variação desse famoso prato espanhol. O diferencial do Jambalaya são os condimentos que dão o sabor “Cajun”, que vem de influencias de outros países. Por isso, o prato é resultado de uma contribuição que a Espanha acrescentou a cultura negra da Louisiana.


Comentários

  1. Luana Ribeiro Carvalho disse:

    O Jambalaya é, de longe, o meu prato favorito que você prepara, Pedro!
    Já experimentei várias vezes!
    Maravilhoso!
    Parabéns pelo texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs