A vitória do Queijo! Finalmente o queijo minas poderá ser vendido fora do estado de Minas Gerais

A vitória do Queijo! Finalmente o queijo minas poderá ser vendido fora do estado de Minas Gerais

Foram mais de 13 anos de um decreto federal absurdo que proibia a venda do queijo minas feito com leite “cru” pra fora do estado de Minas Gerais. Durante esse tempo a produção desse patrimônio mineiro foi seriamente ameaçada, tendo em vista que vários produtores passaram a vender apenas o leite. Mais de 30 mil famílias foram seriamente prejudicadas, o mercado negro do queijo através da venda clandestina ganhou muita força, e a impossibilidade de exportar não só para o Brasil, mas para o mundo um queijo de excelente qualidade e sabor.

A notícia que todos esperavam finalmente saiu, e deve ser comemorada. Finalmente o queijo minas poderá ser legalmente exportado para outros estados do Brasil, cortando pela raiz um decreto do ano 2000 baseada em uma lei totalmente incoerente. Demorou mas saiu, acabou, e esperamos que pra sempre uma das leis mais lamentáveis que já vimos.

Para possibilitar a venda do queijo minas para fora do estado de MG, serão criados centros de maturação do queijo em Medeiros (Serra da Canastra) e em Rio Paranaíba (Alto Paranaíba) nesse primeiro momento, para controlar a qualidade dos produtos. Todos os queijos ganharão um selo de inspeção com validade nacional, certificando uma boa qualidade do produto, e garantindo uma procedência ideal para o consumidor. Esses centros contarão com investimentos no valor de 500 mil reais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com apoio de vários órgãos do estado, como Emater e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Segundo João Carlos Leite, presidente da Associação dos Produtores do Queijo Canastra (Aprocan) ao jornal “Estado de Minas”, a criação dos centros de maturação foi à saída encontrada para o pequeno produtor vender seu queijo fora do estado de MG. Ele ainda ressaltou que está sendo estudada a construção de mais unidades dos centros de maturação do queijo no estado.

O estado de MG conseguiu provar que o prazo de 17 a 22 dias é suficiente para um consumo seguro do queijo. As novas regras para a comercialização do queijo minas vão permitir que os pequenos produtores exportem o seu produto, uma vez que era inviável se adequar a antiga legislação.  A mudança da lei é benéfica a todos, tendo em vista que com o aumento na demanda da venda do queijo, vai gerar mais empregos e renda, além de uma maior exibição do valioso produto mineiro.

O “feito à mão” voltou a ter a valorização que merece, assim como o pequeno produtor e o queijo minas em si. Venceu o bom senso, venceu a coerência!

Um abraço feliz, um beijo e um pedaço de queijo!

Fonte: Jornal Estado de Minas. Reportagem completa em: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/08/02/internas_economia,430466/queijo-minas-podera-ser-exportado-para-outros-estados.shtml#.UfutZnG3rJE.facebook

Entenda a proibição -> http://www.labpixel.com.br/petit-gastro/2013/02/a-lamentavel-e-incoerente-lei-que-ate-hoje-proibe-a-venda-do-queijo-minas-fora-do-estado/

Fotos: Rusty Marcellini


Comentários

  1. […] [ATUALIZAÇÃO] A vitória do Queijo! Finalmente o queijo minas poderá ser vendido fora do estado de Minas Gerais http://www.labpixel.com.br/petit-gastro/2013/08/a-vitoria-do-queijo-finalmente-o-queijo-minas-podera-ser-vendi… […]

  2. marli roue disse:

    Boa tarde,

    Como encontrar estes produtos para representação em São Paulo?
    Obrigada. Marli.

    • Pedro Frade disse:

      Olá,

      Você precisa procurar por produtores em Minas Gerais, de cada uma das regiões produtoras. No momento não possuo o contato de nenhum para te passar.

      Atenciosamente,

      Pedro Frade

    • sinvaldo rubens disse:

      Oi boa noite Marly de você ainda não teve um bom retorno eu posso tentar te ajudar eu resido em Campinas Sp tenho como combinar com você , eu te passo o queijo frescal minas podemos tentar eu ainda sou pequeno mais estou crescendo aos poucos já estou no ramo a 5 anos , muito obrigado e boa noito Rubens.

  3. Henrique Borges disse:

    Você sabe o número da lei / decreto que autorizou a venda?
    Estou tentando descobrir mais detalhes mas está difícil encontrá-la

  4. Eduardo Pires disse:

    Prezado Senhor gostaria de saber o numero/decreto sobre a liberação do queijo minas para outros estados.
    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs