Comida do dia #4 – Sanduíche de falafel

Comida do dia #4 – Sanduíche de falafel

L'as du Fallafel em Paris

L’as du Fallafel em Paris

A gastronomia do Oriente Médio está entre as mais interessantes do mundo, pela personalidade única e a riqueza e combinação de sabores e ingredientes. A cozinha oriental ganha diariamente muitos adeptos, e o falafel, famoso bolinho frito de grão de bico, é um dos responsáveis por todo esse sucesso. A Comida do Dia de hoje, é o mais famoso sanduíche de falafel de Paris.

O falafel é algo muito simples, porem delicioso e excelente opção para vegetarianos. Sua massa é a base de grão de bico, e uma de suas vantagens é ser muito versátil, podendo acompanhar de sanduíches a saladas. Existe hoje em dia uma grande disputa pela origem do falafel, principalmente entre Israel, Líbano e o Egito, mas sabe-se que com o exílio da população dessas regiões, aos poucos o bolinho de grão de bico foi se espalhando até ganhar o mundo.

Em pleno Marais, bairro Judaico em Paris, está o mais famoso sanduíche de falafel da cidade, e não poderia ser uma opção melhor para a #ComidaDoDia. O responsável pela iguaria, e também pelas gigantescas filas diariamente é o L´As du Fallafel, a nada mais do que 30 anos no mesmo local, que já comporta inúmeras outras casas de falafel tentando fazer frente.

Não me recordo de uma opção tão boa para vegetarianos como um bom sanduíche de falafel. O do L´As du Fallafel, contem os bolinhos de grão de bico fritos, sequinhos e crocantes, um molho de alho, uma pasta de grão de bico cremosa (homus), legumes como repolho roxo cortado finamente, pepino e berinjela frita, tudo isso temperado com Harissa, uma mistura de temperos típicos árabes relativamente picante, sobre um pão pita.

Falafel vem do árabe “filfil” que significa pimenta, e além dela, tradicionalmente os bolinhos estão acompanhados com a pasta de grão de bico, o tahine que é uma pasta de gergelim, legumes e condimentos. O sanduíche de falafel não deixa de ser uma comida de rua, e nos concorridos poucos lugares do L’ As du Fallafel, a alternativa é comer no passeio, assim como vários fazem.

L’As du Fallafel
34, rue des Rosiers (Métro: St. Paul)
Maris, Paris, França.
 

Comentários

  1. Aline Fernandes Rodrigues disse:

    nao tem receitinha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs