Como é feito o queijo de coalho

Como é feito o queijo de coalho

queijo coalho

Em nosso país existe uma grande variedade de queijos, e somos beneficiados pelas diversas regiões que dividem o Brasil.  Em cada canto do país, é possível encontrar queijos com diferentes sabores, nomes, texturas e etc. O queijo de coalho não é apenas um produto típico do nordeste, mas também símbolo das praias brasileiras, onde é feito na brasa e vendido aos banhistas. Por trás do queijo mais consumido do país, estão sabores únicos e uma textura diferenciada.

A produção do queijo de coalho e qualquer outro queijo curado, começa com o entendimento acerca do coalho. Trata-se basicamente de um grupo de enzimas que entre suas funções, ajuda na coagulação do leite, etapa essencial na produção de queijo. Na coagulação, separa-se o sólido (coalhada) e o liquido (soro). É importante ressaltar que para a produção do queijo de coalho, utiliza-se o leite cru, ou seja, aquele que não passou pela pasteurização, processo que se aquece o leite para retirada dos microrganismos.

Como etapa inicial, o coalho é dissolvido no soro e misturado em seguida ao leite, onde permanecerá de 40 a 50 minutos descansando. Com a nata que irá se formar, é feita a manteiga de garrafa. Após o tempo dito acima, é feito o corte em dois sentidos, a colocação da massa em uma forma, a prensa para retirada do liquido extra, e a adição de sal. Após 24 horas de um novo descanso, o queijo de coalho fresco estará pronto, precisando ser levado para maturar caso seja da versão curada. A maturação de um queijo, momento em que ele é levado para um descanso sobre temperatura, tempo e umidade controladas, proporciona um desenvolvimento e uma intensificação do sabor do produto.

Para cada 1 kg de queijo coalho, são necessários 10 litros de leite, uma produção que demanda muito trabalho, e que tem o estado de Pernambuco como o maior produtor.  A origem do queijo é incerta assim como vários produtos existentes, por isso o queijo de coalho é alvo de intensas pesquisas. O que se sabe até o momento, é que os documentos existentes revelam o seu surgimento em Pernambuco, por volta de 1597. O queijo de coalho é certamente um dos mais saborosos ingredientes brasileiros, que não é consumido apenas nas praias feito na brasa, sua versatilidade permite o uso em diversos preparos, como no “Baião de dois”, prato típico também da região nordeste.


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs