Como fazer batata rosti

Como fazer batata rosti

A batata rosti é um dos muitos clássicos da gastronomia mundial, e isso significa que não ficou restrita apenas a Suíça, o seu país de origem. Rösti” é a palavra suíça para “crocante e dourado”, se referindo as principais características do prato. Os pequenos fios de batatas juntos formam ao final uma crocante superfície e um interior macio, proporcionando um contraste de texturas interessante. Preparar uma batata rosti é extremante fácil e requer apenas alguns ingredientes. Pode-se também recheá-la adicionando queijo, cebola, bacon e etc.

Ingredientes (1 porção): 8 batatas – Manteiga – Azeite extra virgem – Sal – Pimenta do reino

batata rosti– Em uma panela, adicione água e deixe ferver. Coloque as batatas com casca para cozinhar por exatos 10 minutos. É importante a batata estar “al dente” ao final para facilitar ao ralar. Tempo é sempre relativo, e vai depender do tamanho da batata. Caso a batata seja muito grande, aumente esse tempo de cozimento até chegar ao ponto ideal.

batata rosti– Assim que cozidas, retire da água quente e coloque em água com gelo para interromper o cozimento da batata. Quando esfriar, retire a sua casca e reserve.

batata rosti

batata rosti– Com o auxílio de um ralador grosso, rale a batata e disponha em um tabuleiro com cuidado. Aqueça uma panela, adicione manteiga e azeite e em seguida junte a batata ralada formando uma camada no fundo.   Importante: é fundamental que a panela seja antiaderente para preparo da receita.

batata rosti

batata rosti– Caso você queira rechear a batata rosti, é esse o momento para adicionar por exemplo queijo ralado. Pelo contrário, apenas complete com o restante da batata ralada.

– Deixe a batata dourar em fogo médio, para que fique bem regular e crocante. Adicione manteiga e azeite sempre que necessário, para garantir um crocante ao final.

batata rosti

– Verifique a todo momento se já está dourado suficiente, e quando estiver  use um prato para ajudar a virar a batata na panela. Repita o processo de dourar com o outro lado.


Comentários

  1. Isso me parece absurdamente delicioso! Quero saborear bem devagarinho!

  2. Dionéia disse:

    Tudo que vocês publicam é bem explicado parabéns.

  3. Jaco Oscar Hummes disse:

    Excelente auxílio para uma boa culinária.
    Abraco

  4. Lais disse:

    Achei mt bom esse post porque não é só a receita mas também a técnica .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs