Como fazer bolinho de bacalhau

Como fazer bolinho de bacalhau

O bacalhau é um dos ingredientes mais emblemáticos existentes, possui origem interessante e uma versatilidade única. O bolinho é apenas um dos produtos do bacalhau, e esse famoso petisco português ganhou o paladar do Brasileiro. Preparar um bolinho de bacalhau perfeito é simples desde que se siga alguns detalhes importantes, como a qualidade dos ingredientes e a maneira correta de fritar.

Ingredientes

Ingredientes (30 bolinhos):  250g de Bacalhau Gadus Morhua – 200g de batatas bintg ou roxa – 1 cebola (roxa) – 2 dentes de alho – Salsinha a gosto – Noz moscada –  2 ovos inteiros – Sal e pimenta do reino

– Selecione os melhores ingredientes: não é exagero quando dizem que bons ingredientes são 70% de uma receita. A regra mais importante ao preparar uma comida de qualidade, é escolher produtos de qualidade.

O Bacalhau: existem 4 espécies de bacalhau, ou seja, quatro diferentes peixes que se transformam em Bacalhau.

Para entender sobre, leia também: A verdade sobre o Bacalhau, ele não é um peixe, mas vários.

bolinho de bacalhau

Lombo de bacalhau seco e salgado

O verdadeiro Bacalhau, que possui a melhor qualidade, é do atlântico da espécie Gadus Morhua. É fundamental entender essa questão do bacalhau e sua origem. O “bacalhau do porto” (nome muito usado aqui no Brasil), na verdade é da Noruega, mas é chamado assim por ser maior em relação aos outros, de alta qualidade e bem mais caro. Ao comprar um bacalhau, é importante certificar-se que o peixe está bem firme e seco, evitando ao máximo partes moles e úmidas.

Especificamente para esse bolinho de bacalhau, nada impede a opção por outra espécie (como o saithe), até mesmo pelo preço que no Brasil é bastante elevado. Mas saiba que a qualidade final não será a mesma.

 A Batata:  a escolha da batata correta é também essencial para o sucesso dessa receita. Existem no mercado vários tipos, que diferem por cores, tamanhos, e o mais importante: a quantidade de água em sua composição.

Para o nosso bolinho de bacalhau vamos utilizar uma batata com pouca água, o que tornará mais fácil na hora de dar formato ao mesmo, e não utilizaremos farinha de trigo, opção muito comum em receitas que compromete totalmente o sabor final. Portanto, quanto menos água melhor.

A proporção batata x bacalhau é um relevante detalhe. É muito comum encontrarmos bolinhos com excesso na quantidade de batata. Lembre-se: a proporção de batata nunca pode ser maior que a de bacalhau.

Modo de preparo

– Inicie o preparo dos bolinhos cozinhando as batatas inteiras até que estejam bem macias. Escorra assim que cozidas, retire a casca, e amasse para fazer um purê. Pese, e certifique-se que você possui 400g de batatas amassadas.

– Para o bacalhau, comece retirando a pele e os ossos maiores aparentes. Em uma panela com água fria, afervente-o e assim que já estiver cozido apenas o suficiente, retire e desfie.

bolinho de bacalhau

– Como dessalgar o Bacalhau: caso você tenha comprado um bacalhau salgado, dessalgar é simples mas leva tempo. Coloque o bacalhau em um recipiente que seja possível cobri-lo com água. Adicione gelo, e deixe 2 dias na geladeira, trocando a água 2 vezes por dia. E não se esqueça, de sempre que trocar a água adicionar mais gelo, para manter o bacalhau sempre em uma agua bem gelada.

– Desfiando o bacalhau: uma técnica muito simples e rápida de desfiar o bacalhau (já cozido), é colocá-lo dentro de um pano limpo, e pressionar contra a superfície. Em poucos segundos o resultado será um bacalhau bem desfiado.

bolinho de bacalhau

Assim que cozido, coloque as lascas do bacalhau sobre um pano limpo.

bolinho de bacalhau

Apenas “bata” o pano sobre a superfície algumas vezes.

bolinho de bacalhau

O resultado é um bacalhau muito bem desfiado em poucos segundos.

– Em um recipiente coloque as batatas amassadas, o bacalhau desfiado, a cebola e o alho bem picados e a salsinha picada finamente.

Em seguida, tempere com sal se necessário, pimenta do reino, noz moscada e junte os ovos por último. Leve para gelar para facilitar na hora de fazer as quenelles ou bolinhas.

bolinho de bacalhau

bolinho de bacalhau

“Quenelle” é uma das opções, mas pode-se ser feito também bolinhas.

– Fritando os bolinhos: não existe nada mais desagradável do que comer algo mal frito que está com excesso de óleo. Isso ocorre quando se frita a uma temperatura muito baixa, fazendo com que o bolinho fique muito tempo imerso no óleo.

Controle a temperatura do óleo de preferência com um termômetro. Consideramos 160 graus ideal, para que além de esquentar por dentro, fique também um bolinho “sequinho”.  Um óleo muito quente fará com que ele doure rapidamente, e se mantenha frio por dentro.

Lembre-se: não coloque muitos bolinhos para fritar ao mesmo tempo, pois diminuirá a temperatura do óleo.

bolinho de bacalhau

A temperatura do óleo é essencial para um bolinho bem frito e sequinho.

bolinho de bacalhau

Frite com azeite: sim, é perfeitamente possível fritar com azeite, e o resultado é muito mais agradável e perceptível no sabor do que fritar com óleo. Se optar pelo óleo, use um de boa qualidade como girassol e algodão. É possível fritar com azeite e reaproveita-lo quatro vezes, e para fazer isso basta passa-lo no filtro de café, e guardar na geladeira.

– Escorra os bolinhos em um papel toalha, para que absorva o excesso de óleo. Sirva acompanhado de um bom azeite, limão, ou da maneira que preferir.

Dúvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!


Comentários

  1. Mariana Turis disse:

    Olá, tudo bom?

    Curti muito esse blog.

    Beijos!

    Mariana no Netshoes

    • Pedro Frade disse:

      Olá Mariana,
      Ficamos felizes de saber que você gostou do Petit Gastrô.
      Volte sempre, será um prazer.
      Att, equipe Petit Gastrô.

  2. Oi

    Admirei muito este site.

    Cumprimentos!

    Alice Nunes do Intelimax

  3. jane disse:

    Amei essa receita
    Parabens por colocarem tbem a quantidade de bolinhas que rende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs