Como fazer Bruschetta

Como fazer Bruschetta

bruchetta

A principal característica da cozinha italiana é a simplicidade, e isso é perceptível ao viajarmos pelos pratos que englobam a cultura do país. A Bruschetta, certamente o mais emblemático e famoso aperitivo italiano, representa muito bem esse estilo, e mesmo simples ultrapassou as fronteiras italianas e conquistou o mundo.

A versatilidade da bruschetta é um grande diferencial. Originalmente era feita por fazendeiros italianos apenas dourando o pão, passando alho e regando com azeite. Hoje a bruschetta ganhou variações, como em Nápoles onde é adicionado tomates bem maduros e algumas ervas, e outras regiões que criaram versões com presunto cru, linguiças artesanais, lardo, e legumes da estação como abobrinha, cogumelos, berinjela e pimentões.

O segredo de uma boa comida são bons ingredientes, e para a bruschetta isso significa escolher um pão de qualidade, selecionar tomates essencialmente bem maduros, e usar um ótimo azeite de oliva extra virgem. A receita é simples, prática, e não precisa de técnicas apuradas, apenas do paladar para definir o equilíbrio entre os sabores.

Ingredientes

500g de tomates maduros – Manjericão – Pimenta calabresa – 2 dentes de alho – 1 xicara de azeite extra virgem – Sal e pimenta do reino – Pão italiano

bruchetta

Modo de preparo

– Inicie o preparo da receita cortando os tomates em 4 partes e retirando as sementes. Nesse caso não iremos utiliza-las.

bruchetta

– Para manter um padrão de corte adequado, corte o tomate primeiro em tiras, e depois em cubos pequenos.

bruchetta

bruchetta

– O alho é um ingrediente importante, e como será consumido “in natura”, é preciso corta-lo ao meio e retirar o seu interior.

bruchetta

– Em um recipiente, junte o tomate picado com todos os outros ingredientes. Sal, pimenta, e a quantidade de ervas são a gosto, e por isso tempere e experimente até acertar o ponto que deseja. Deixe marinar na geladeira por duas horas antes de servir.

bruchetta

bruchetta

– Para o pão, corte em fatias de espessura média, e doure em uma frigideira com azeite. Disponha os tomates marinados sobre o pão, e sirva.

bruchetta

bruchetta

bruchetta

Duvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs