Como fazer cheesecake

Como fazer cheesecake

cheesecake

Entre os muitos doces existentes mundialmente não podemos deixar o Cheesecake de fora da lista dos mais conhecidos. Essa torta tão celebrada possui origem incerta, mas foram os EUA os responsáveis por difundir a receita como comemos hoje, e que virou um símbolo da confeitaria do país, principalmente em Nova York.

O preparo de um Cheesecake requer apenas alguns passos, mas antes é preciso compreender os elementos de uma receita perfeita. Como tradição, a base é feita de biscoito, o creme leva “cream cheese”, e a cobertura (de frutas vermelhas, por exemplo) pode ou não fazer parte.

O que buscamos em um Cheesecake perfeito está em uma base crocante, em um recheio com sabor equilibrado, e uma textura essencialmente cremosa e aerada. Para isso, algumas técnicas são indispensáveis durante o preparo.

cheesecake

Ingredientes

– Para a base: 160g de biscoito maisena – 80g de manteiga sem sal – 80g de açúcar refinado.

– Para o creme: 600g de cream cheese – 220g de creme de leite fresco – 120g de açúcar refinado – 3 ovos inteiros – Baunilha e zestes de limão (opcionais).

– Para a calda: 500g de morango – 200g de açúcar – Suco de 1 limão

*Para essa receita, usamos uma forma de 21cm.

Modo de preparo

– Tradicionalmente a base do Cheesecake é feita de biscoito, e usamos o de maisena por ter sabor neutro.

– Com um processador, processe os biscoitos com o açúcar até formar uma farinha bem fina. Em seguida, junte a manteiga em temperatura ambiente e misture bem.

cheesecake

– Cubra o fundo de uma forma (de fundo falso) com papel manteiga, para que seja fácil retirar o Cheesecake depois. Preencha a base da forma com o biscoito, e certifique-se que está em uma altura considerável.

cheesecake

– Leve para assar de 10 a 15 minutos a 180 graus, ou até que o biscoito fique dourado. Essa etapa é fundamental para que a “farofa” se una, formando uma base regular e consistente. Reserve na geladeira.

– Para preparar o creme, misture o cream cheese para amolecer, junte o creme de leite fresco, e por último o açúcar. Em seguida adicione os ovos inteiros e misture até ficar homogêneo. Evite misturar em excesso e/ou bater a massa, para que não incorpore ar.

cheesecake

cheesecake

cheesecake

– Caso queira adicionar um sabor extra, baunilha e zestes (casca) de limão são ótimas opções.

– Despeje o creme sobre a forma com a base de biscoito e leve para assar a 150 graus por 2 horas. Para o sucesso de uma Cheesecake, a sua cocção feita da maneira correta é fundamental. Entendemos que um Cheesecake perfeito é absolutamente cremoso, e para atingir esse ponto, é imprescindível que a temperatura do fogo seja baixa.

– Em nenhuma hipótese o Cheesecake deve dourar, se mantendo com a superfície branca e lisa durante todo o tempo no forno. É normal que a massa “suba” um pouco, mas assim que retirar voltará ao normal.

cheesecake

– Quando o Cheesecake estará pronto?

Tempo é sempre relativo na cozinha, e é importante compreender isso. Fornos trabalham de diferentes maneiras, e na maioria das vezes oscilam de temperatura, o que pode mudar o tempo de preparo. Por isso, um termômetro dentro do forno para controlar a temperatura é uma ótima sugestão.

O ponto ideal e correto é quando o Cheesecake já está suficientemente firme, sendo perceptível ao inserir um palito ou balançar levemente. Se após as 2 horas ainda estiver liquida, deixe o tempo que for suficiente a mais.

Assim que retirar do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente, e só depois coloque na geladeira por pelo menos 6 horas.

cheesecake

– Preparando um Coulis (calda):

A cobertura de um Cheesecake pode variar, assim como também servir sem calda é habitual em vários lugares. Para essa receita, estamos usando frutas vermelhas, e na falta de frutas “in natura”, use as congeladas que são encontradas ao longo de todo o ano.

cheesecake

– Em uma panela, adicione as frutas vermelhas picadas, o açúcar e o suco de limão. Deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir a consistência desejada. Por último, bata em um processador e coe para obter uma calda bem lisa.

cheesecake

cheesecake

Cubra o Cheesecake com a calda, ou apenas sirva a parte com frutas vermelhas.

Dúvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!

cheesecake

cheesecake


Comentários

  1. Ivalcir disse:

    Por questoes de tempo…e produçao poderiA usar atemperatura inicial de 220′ no inicio depois baixar para 130′ daria certo???obrigado!!

    • Pedro Frade disse:

      Olá Valcir,
      Não aconselhamos assar o cheesecake em altas temperaturas. Mantenha em uma temperatura unica e baixa por todo tempo.
      Att, equipe PG.

  2. Simone disse:

    Excelentes dicas, vc assa em banho Maria?

  3. Thaís disse:

    Ótima receita, petit gastrô!
    Gostei muito das deixas de cozimento e das raspas de limão no creme.
    Abs!

  4. maria otávia disse:

    .. Pedro adorei receber suas receitas no meu e-mail… tinha tanta vontade aprender a fazer o cheesecake, e achei o máximo, essa possibilidade, ainda vou fazer, vou comprar os ingredientes e vou fazer.. e te comunico se saí bem ou não ok? Obrigada!! maria otávia

  5. maria otávia disse:

    .. Pedro adorei receber suas receitas no meu e-mail… tinha tanta vontade aprender a fazer o cheesecake, e achei o máximo, essa possibilidade, ainda vou fazer, vou comprar os ingredientes e vou fazer.. e te comunico se saí bem ou não ok? Obrigada!! ah, gostaria que vc esclarecesse a quantidade dos ingredientes qdo é em gramas ou ml ok? eu não tenho balança… e tbem para facilitar imprimir a receita sem as ilustrações… teria como?

    • Pedro Frade disse:

      Olá Maria otávia, a sua torta deu certo? Esperamos que sim.
      Aconselhamos você usar sempre balança, pois é mais seguro e preciso.
      A receita do cheesecake está em gramas e ml.
      Att, equipe PG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs