Como fazer homus

Como fazer homus

homus

Em cada canto do mundo existem inúmeros ingredientes e produtos que dão origem a pratos típicos e diferentes, como o Homus, e isso é o maior exemplo da diversidade gastronômica existente. Com a informação circulando cada vez mais rápido, pratos tradicionais se internacionalizaram e enriqueceram a cultura alimentar de vários países.

O grão de bico do nosso dia a dia é ingrediente principal do Homus, que possui receita milenar, e se espalhou por todo o mundo além das fronteiras do Oriente Médio. Com uma paternidade regada de uma disputa entre árabes, judeus e turcos, o Homus é basicamente um purê de grão de bico temperado, que tem o tahine (pasta feita de sementes de gergelim) como condimento indispensável.

grão de bico

A palavra “Homus” significa grão de bico em árabe, e todo o sucesso dessa pasta se justifica, sendo ideal para comer como petisco ou até mesmo acompanhar carnes e peixes. Consumido tradicionalmente como entrada, o Homus acompanha ainda um belo pão pita (pão de trigo) e uma carne cozida. Essa combinação é apenas a mais típica dos países do oriente médio, mas a sua versatilidade é muito grande.

Preparar um bom Homus é muito simples mas precisa ser bem equilibrado, com relativa acidez e textura lisa e aveludada.

Ingredientes – 250g de grão de bico – 100g de tahine – 50ml de azeite extra virgem – 1 colher de café de cominho – 1 colher de café de páprica doce – Sal – Pimenta do reino – 50ml de suco de limão – Alho (opcional) – Caldo do cozimento (se necessário).

*Tradiconalmente o homus é feito apenas com tahine, suco de limão e alho. Em nossa receita acrescentamos cominho e paprica, e isso depende exclusivamente do gosto de cada um.

homus

– Deixe o grão de bico de molho por 24 horas na geladeira. Cozinhe em seguida até que fique muito macio. Como será processado, é fundamental estar suficientemente cozido para que proporcione uma textura lisa ao final.

– Cozinhe em água com uma guarnição aromática (cebola e cenoura). Reserve o caldo de cozimento.

homus

– Assim que cozido retire a casca dos grãos de bico. Por mais que seja trabalhoso, é fundamental para que o Homus tenha ao final uma textura bem lisa.

homus

– Em um processador/liquidificador, bata o grão de bico com todos os condimentos: tahine, suco do limão, sal, pimenta do reino, cominho, páprica e azeite. Assim que a textura estiver bem lisa, retire e coloque na geladeira até esfriar. Não se esqueça de conferir o tempero!

homus

– O Homus é muito versátil e pode ser mais liquido como um purê ou mais consistente como uma pasta. Consumido originalmente como um aperitivo, o seu uso pode também acompanhar carnes, peixes e etc. Com o passar do tempo variações foram criadas, como o Homus de beterraba, abobora, espinafre e etc.

Dúvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!


Comentários

  1. Valmir Brito disse:

    A única coisa complicada da receita é achar páprica (original). Só se acha colorau vendido como páprica 🙁

  2. Matheus Brandão disse:

    Finalizou com uma mistura de paprica e cominho?!

  3. Dora disse:

    Olá Pedro,
    Depois de pronta, quanto tempo dura na geladeira?
    O limão não deixa gosto amargo ruim se ficar mais de um dia na geladeira? O mesmo não acontece com o alho cru, se ficar mais de um dia na geladeira?
    Pode congelar depois de pronta?
    Onde encontro potes grandes da pasta tahine? Só achei uma lata muito pequena no supermercado aqui no Rio de Janeiro.
    Obrigada,

    • Pedro Frade disse:

      Olá Dora,
      O prazo de conservação pode variar de 3 a 5 dias. O limão e o alho não irão influenciar no sabor a ponto de deixar com gosto amargo ou estranho.
      Você pode congelar, e procure o pote de tahine em algum distribuidor no RJ.
      Att, Pedro Frade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs