Como fazer picles de cebola roxa

Como fazer picles de cebola roxa

Nos tempos antigos um dos principais desafios era preservar alimentos, uma vez que não existiam meios de refrigeração. A partir disso, diversos produtos foram criados, através do desenvolvimento de técnicas como o picles, a cura, e etc. Antes apenas maneiras de aumentar a validade dos alimentos, hoje são técnicas bastante difundidas pelos sabores únicos que proporcionam, além das variadas texturas possíveis. Preservar comida é algo ancestral, que surgiu de uma necessidade e que consiste basicamente em evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas.

A maneira mais comum de preservar um alimento é retirando a água dele, ou seja, secando, mas o picles, que consiste basicamente em uma conserva com vinagre, é uma outra maneira que não apenas aumenta a validade do produto, mas muda suas características principais. O picles (conserva) consiste basicamente em acrescentar ingredientes diretamente em uma solução ácida, e com a redução do pH, o crescimento e desenvolvimento de bactérias será inibido, conservando o produto por um tempo considerável.

A razão pela qual picles são feitos até hoje, mesmo sem a necessidade de preservar alimentos, é a mudança na característica dos alimentos, como o sabor e a textura. O alimento depois de algum tempo sobre a conserva ácida é comido cru, e possui textura crocante, bem diferente do aspecto “in natura”.

É possível fazer picles de vários alimentos, sendo a cebola um dos mais comuns. A cebola roxa por exemplo, quando sofre a ação do vinagre, não só muda de textura, mas também de cor, e pelo bonito aspecto é um ótimo complemento em diversos pratos.

Ingredientes 

200ml de água – 200ml de vinagre – 80g de açúcar – 20g de sal – Cebola roxa

picles de cebola roxa

Modo de preparo

– Para preparar o picles de cebola roxa, descasque a cebola, e corte ela dividida em quatro partes.

picles de cebola roxa

– Na parte interior da cebola retire a película transparente. Essa etapa é fundamental, pelo contrário a película sairá naturalmente.

picles de cebola roxa

– Em uma panela, aqueça a água, o vinagre, o açúcar, e o sal até dissolver bem. Adicione sobre as cebolas imediatamente.

picles de cebola roxa

– Disponha as cebolas com o liquido de conserva em um recipiente, e deixe esfriar em temperatura ambiente. Por último tampe, e leve à geladeira por alguns dias.

picles de cebola roxa

– Acompanhe ao longo dos dias a mudança da textura e da cor da cebola, e use por tempo indeterminado.

picles cebola roxa

Duvidas? Deixe o seu comentário! Preparou a receita? Poste a foto com a hashtag #petitgastro e deixe um recado para nós!

Referencias bibliográficas:

– Livro Modernist Cuisine, volume 3, Animal and Plants

– McGEE, Harold. Comida & Cozinha – Ciência e Cultura da Culinária.


Comentários

  1. Maura disse:

    Hummm! Deu água na boca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs