Desperdício de comida, fome mundial e a necessidade de mudanças

Desperdício de comida, fome mundial e a necessidade de mudanças

 

Como cozinheiro sempre me preocupou os diversos problemas no mundo que possuem total relação com minha profissão, e acredito que seja fundamental uma atenção especial de todas as pessoas. O problema do desperdício de alimentos não é novo, ocorre um aumento considerável a cada ano, e a tendência é sempre piorar devido à pequena mobilização para que essa situação seja contornada.

Os números atuais sobre o desperdício de alimentos são de dois bilhões de toneladas sendo desperdiçadas, ou seja, metade de toda a comida produzida no mundo tem o lixo como o destino.  Ao mesmo tempo em que tantos alimentos são desperdiçados, temos também o desperdício de água, terras cultiváveis, insumos agrícolas, tempo de trabalho e qualquer outra coisa usada na produção dos mesmos. A partir do momento em que tanto recursos estão sendo desperdiçados, o produtor também estará perdendo muito dinheiro.

Após analisar essa situação atual do desperdício de alimentos, nos deparamos com um problema gravíssimo, a questão da fome do mundo. Enquanto o mundo joga fora 2 bilhões de toneladas de alimentos no lixo, 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Temos ao mesmo tempo, muita comida indo para o lixo, e muitas pessoas passando fome, comprovando que além de absolutamente tudo estar errado, é preciso fazer algo urgentemente. No mundo, a cada um minuto, cinco crianças no mundo morrem de desnutrição, e esses dados servem para refletirmos.

Existem uma série de maneiras em que se desperdiçam alimentos, e isso é desde o trabalho no campo, até o destino final que são os consumidores. A maior parte do desperdício hoje é durante o transporte e manuseio inadequado. Condições erradas de armazenamento e adoção de prazos de validade rigorosos também fazem parte disso. O consumidor também possui a sua parcela de culpa, principalmente pela preferencia de produtos com formatos e cores especificas, e no desperdício no dia a dia em casa.

A situação do desperdício está completamente descontrolada, tendo em vista que países ricos desperdiçam quase a mesma quantidade de comida produzida em toda a África subsaariana. É normal em nossas vidas corridas e cheia de compromissos, esquecermo-nos desse detalhe, mas é mais do que preciso virar os olhos pra isso, e começar a fazer algo.

Seja no transporte, no manuseio, no abastecimento, no armazenamento inadequado, ou no simples desperdícios das pessoas, precisamos mudar em nome de tantas pessoas que passam fome diariamente, e morrem por causa da desnutrição.

  • Dados da ONU e da BBC.

Comentários

  1. Natália de Carvalho Teixeira disse:

    Oi Pedro,
    assisti a uma palestra sua esse fim de semana no Seminário Gastronômico da Faculdade Promove!
    Parabéns a você! Tão jovem e trilhando um caminho de tanto talento e sucesso!

    • Pedro Frade disse:

      Olá Natália,

      Muito obrigado pelo acesso ao blog, e fico feliz que tenha gostado da palestra.

      Espero te ver sempre por aqui!

      Abraços, Pedro Frade.

  2. Gustavo Rimolo disse:

    Oi Pedro. Excelente texto e excelente iniciativa. Apenas sou um pouco cético quanto a essa matemática. Dizer que se evitarmos o desperdício irá resolver a fome do mundo é uma falácia. É uma matemática que não bate. Mas enfim, não é por isso que vou deixar de fazer a minha parte. Mas aonde quero realmente chegar é dizer que não basta somente evitar o desperdício. Existe toda uma logística e vontade social e política para fazer isso acontecer. Ou seja, de aproveitar o não desperdício e levar esses alimentos a quem tem fome. Difícil, né? Um grande abraço e continue nos presenteando com seus excelentes textos!

    • Pedro Frade disse:

      Gustavo,

      Na verdade não quis impor essa matemática. O que eu quis mostrar para as pessoas, é exatamente esses números. Muita comida sendo desperdiçada, e muita gente passando fome, algo bem absurdo.
      Mas de fato existe uma série de fatores, muito mais do que apenas não desperdiçar alimentos.

      Grande abraço, Pedro!!

  3. Claudia Santana disse:

    Oi Pedro, parabéns, excelente texto!

  4. Patrick Almeida disse:

    Fique chateado por que precisei fazer um trabalho sobre a fome e desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, e não conseguir copiar o texto no qual eu gostei e admirei bastante.. Parabéns.

  5. gostaria muito desse seu trabalho,estud no senac é possivel me mandar esse trabalho sobre a fome e desperdicio pelo meu e-mail

  6. Elaine Regina Nascimento disse:

    voc~e pode me mandar esse trabalho sobre a fome e desperdicio,

  7. achei muito bom essa foi a minha salvação precisei para fazer um trabalho de ciências eu amei ai que bom estou muito feliz!!!!

  8. […] Leia também: Desperdício de comida, fome mundial e a necessidade de mudanças […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs