Por uma gastronomia sustentável e um futuro melhor

Por uma gastronomia sustentável e um futuro melhor

Em tempos de preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade, não podemos deixar a gastronomia fora dessa causa tão importante, que precisa ser abraçada por todos. O cenário atual é de uma produção de alimentos em escala absurda, desperdício descontrolado, e milhares de pessoas passando fome. Ou seja, necessitamos de uma mudança urgente, a começar pelo bom uso dos recursos naturais da terra. Tudo isso só depende de mim, de você e de todos nós.

Está mais do que na hora de pensarmos no futuro, pois ele está sendo construído agora no presente. Sendo o mais claro e objetivo possível, e observando o panorama atual, estamos caminhando para uma futura crise alimentar, aquela mesmo de não ter alimentos pra todos, ou até mesmo para ninguém. É preciso compreender que estamos lidando com recursos naturais e ESGOTÁVEIS, e como o próprio nome sugere, eles podem acabar.

Mudar o hábito das pessoas pode ser difícil como parece, mas não impossível se houver uma grande mobilização. Uma gastronomia sustentável envolve uma série de fatores, mas se pudermos resumir, seria basicamente evitar o desperdício, saber de onde vem o que estamos comendo, e evitar produtos em extinção. A mudança começa de pequenas ações durante o dia a dia, como por exemplo colocar apenas o que for consumir ao servir seu prato em um restaurante.

2435

Algumas ações básicas são essenciais, e servem para qualquer pessoa e principalmente para nos cozinheiros, que estamos diariamente processando os alimentos. Alguns pontos são: saber de onde vem o alimento, a maneira como ele está sendo tratado, como trabalha o produtor, se existe uso de fertilizantes e agrotóxicos, se o produto ou animal a consumir está em extinção, se o transporte e acondicionamento dos alimentos está correto, se o insumo está sendo totalmente aproveitado, e etc.

A questão do desperdício de comida já se encontra em níveis altíssimos, e inclusive já tratei dela aqui no blog. Com tanta gente passando fome, é inadmissível que 1 bilhão de toneladas de comida seja desperdiçadas anualmente, e a maioria desse alimento vem do “resto”, ou seja, aquela comida que você deixa no prato, e não pode ser reaproveitada. O consumismo exacerbado infelizmente leva a muitas industrias a usarem de artifícios para acelerar a produção, como por exemplo o uso de anabolizantes nos salmões.

O momento é de valorizar os pequenos produtores, pois são eles quem produzem sem prejudicar a nossa saúde, e a saúde do meio ambiente. Esses produtores produzem sem agrotóxicos e respeitam o ciclo de vida dos animais, evitando um desequilíbrio ambiental. O cidadão precisa respeitar a reprodução dos peixes, que se retirados da água ainda pequenos, não terão a oportunidade de procriar, levando a espécie a extinção. Assim como é preciso respeitar o fato de um ingrediente ou animal estar em extinção, e não consumi-lo, mesmo que se torne um objeto de desejo por todos.

Campanha do instituto Akatu contra o desperdício de alimentos

Campanha do instituto Akatu contra o desperdício de alimentos

Está na hora de praticarmos mais a #ecogastronomia tão defendida pelo Slow Food, e ter esse equilíbrio de respeito e troca com a natureza e o meio ambiente. Qualquer tipo de desperdício, seja ele de comida, de gás, de eletricidade, de água e etc, é preciso ser combatido e evitado. Não estou aqui pedindo para ninguém deixar de comer, mas para consumir com consciência, estar ciente de todos os tópicos listados acima, e abraçar a causa em prol de um futuro melhor.

É mais fácil deixar de lado e não se preocupar, mas prefiro lutar por um futuro melhor para meus filhos.

Pedro Frade

Informações: Slow Food e Instituto Akatu


Comentários

  1. Vera Lúcia disse:

    Adorei o conteúdo. Comecei a fazer o curso técnico de cozinha, e estou usando o seu site para pesquisa. Acredito que vai ser de grande ajuda.

  2. […] Leia também: Por uma gastronomia sustentável e um futuro melhor  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs