Queijos e suas diferenças – Roquefort x Gorgonzola e Camembert x Brie

Queijos e suas diferenças – Roquefort x Gorgonzola e Camembert x Brie

gorgonzola

Os queijos são verdadeiras iguarias presentes em nosso dia a dia, e impressiona pela variedade existente em todo o mundo. Em cada pequena cidade do mundo, é possível experimentar um tipo de queijo especifico, que pode diferir no tipo de leite usado, na maneira como os animais foram criados, e etc.

Em um cenário onde apenas na França (considerada a “terra do queijo) são mais de 400 tipos, podemos concluir que é impossível numerar as versões encontradas em todo o mundo. O que mais impressiona ao falar sobre queijos, é que mesmo existindo inúmeras versões, todos são diferentes, e isso pela forte ação do “terroir”, as características que o produto incorpora do lugar onde foi produzido.

Existem também alguns exemplos de queijos com a mesma receita, porem com nomes diferentes e vindos de regiões distintas. Isso se explica primeiro pelo “terroir” como dito acima, pois mesmo tendo uma receita igual jamais terão o mesmo sabor, e também pela denominação de origem geográfica, onde determinado queijo só pode ser produzido e nomeado se for feito em uma região especifica.

Alguns dos melhores exemplos para mostrar a diferença entre os queijos são os franceses Camembert, Brie, Roquefort e o italiano Gorgonzola. Esses 4 exemplos podem ser facilmente confundidos, e na maioria das vezes as pessoas não percebem a real identidade ao consumir.

Gorgonzola

– ROQUEFORT X GORGONZOLA– Queijos similares, mas com receitas e origens diferentes.

O queijo Roquefort é o mais famoso “blue cheese” do mundo possuindo um mofo natural chamado “Penicilium roqueforti”. Originário da pequena cidade de Roquefort-sur-Souzon na França, leve esse nome apenas os queijos que tiverem maturação da forma tradicional, nas cavernas do monte Combalou ao sul da França. Nesse ambiente é considerado fundamental e indispensável pela umidade e pela circulação de ar, consideradas ideais.

O Roquefort é produzido com leite cru de ovelha e tem textura bastante cremosa. A massa do queijo depois de pronta passa por um processo que se chama “piquage”, garantindo as condições para o crescimento dos fungos. Depois de todas as etapas de produção do queijo concluídas, a maturação final deve ser de no mínimo cinco meses.

O queijo gorgonzola é o primo italiano do francês Roquefort, e a diferença mais importante é são os leites utilizados na produção. Enquanto o queijo roquefort é produzido com leite de ovelha, o italiano gorgonzola é feito a partir do leite cru da vaca. Ambos são bem cremosos, mas até mesmo pelo leite de ovelha, o roquefort se diferencia pela intensidade do sabor.

gorgonzola

Há quase dois séculos sem ser produzido em sua cidade de origem (Gorgonzola-ITA), é atualmente o terceiro queijo mais consumido da Itália, atrás apenas dos emblemáticos parmegiano reggiano e do grana padano. A produção do Gorgonzola passou por uma modernização ao longo do tempo, e métodos tradicionais foram atualizados.

Durante seu processo de produção, o queijo é salgado para perder o excesso de soro, e levado para um ambiente chamado “purgatótio” onde irá desidratar. Em seguida, ele é furado para que os fungos cresçam em seu interior, e levado para maturar em um ambiente úmido e com temperatura controlada. Depois de no mínimo 90 dias, momento onde desenvolve características únicas e potencializa os sabores, o queijo gorgonzola estará pronto para consumo.

– QUEIJO CAMEMBERT X BRIE– Receitas iguais, mas regiões diferentes

Queijo e França são duas palavras que devem sempre andar juntas, em uma relação que impressiona pela variedade, e pela adoração das pessoas pelo produto. Como dito acima, são mais de 400 variedades em difícil tarefa de escolher o melhor. Entre os mais famosos e consumidos estão os queijos camembert e brie, que mesmo tendo nomes diferentes possuem receitas iguais.

A diferença primordial entre os queijos citados está no local onde são feitos, nos tamanhos e no formato. O Camembert é originário da região da Normandia e feito em formato circular, já o Brie é originário da região que leva seu nome e vendido em formato triangular.

Camembert

Produzidos com leite de vaca cru tanto o Camembert quanto o Brie são cremosos, e cobertos por uma casca aveludada e comestível. Essa casca é um tipo de fungo chamado “Penicillium candidum”. Possuem uma textura bastante interessante e podem ser encontrados com diferentes graus de maturação, ou seja, mais ou menos forte ou suave.

Os 4 exemplos citados acima são classificados em dois grupos diferentes, o Cambert e o Brie são queijos classificados como “pasta mole”, enquanto o gorgonzola e o roquefort são chamados de queijos azuis. O mais importante e fascinante nessa grande mistura de queijos, é que mesmo o método de produção sendo o mesmo jamais os queijos serão iguais, e isso se explica por uma série de fatores (terroir) que vai desde o tipo de leite usado, até a alimentação dos animais que vão produzir o leite.


Comentários

  1. valdemir ventura disse:

    Obrigado pelo esclarecimento ràpido . Direto e nítido sobre os queijos….abs

  2. Hiram Leal disse:

    Caro pedro,

    Grato pelas informações precisas.

    Hiram e Juliana

  3. Osório Retumba disse:

    Muito bom, obrigado.

  4. herminio Avelino disse:

    É o melhor tipo de queijo para um bom tira gosto de qualquer tipo de bebida.

  5. Nina disse:

    Detalhadinho, gostei bastante das informações!! Abraços.

  6. Ezio Mendonça disse:

    Muito bom o site, está de parabéns…

  7. regina libeskind disse:

    Muito interessada nos diferentes tipos de queixos. Gorgonzola e Roquefort. Obrigada.

  8. Elson disse:

    Olá, parabéns pelo trabalho no site.

    Gostaria muito de saber se os queijos informados na matéria combinam com cervejas especiais e se combinam quais os tipos ideais de cervejas.

    Grato

    • Pedro Frade disse:

      Olá Elson,

      Não sou nenhum especialista de cerveja, e por isso não poderei te dar uma informação mais precisa.

      Mas acredito e tenho certeza que todos os queijos listados combinam mais com o vinho, e por isso é a maneira com que ele é mais consumido.

      Abraços, Pedro.

  9. Betto Don disse:

    Fungo feito de bactérias??? Num tindi…bactéria e fungos são seres diferentes.

  10. Itahobby Aero disse:

    Não tem nada melhor que curti um pedacinho de gorgonzola com mel !

  11. Gosto mais do Camembert do que do Brie. Perdi o Roquefort/Gorgonzola por causa do sal (hipertensão arterial)

    • Cleide disse:

      Eu também 🙂 Não sei se a diferença se deve ao tempo de maturação do queijo, mas achei o brie mais amargo e achei bem desagradável o sabor. Já o camembert (comprei de uma marca popular) achei delicioso.

  12. no terceiro parágrafo da parte "roquefort x gorgonzola" tem um erro, no lugar de cramembert é roquefort que deveria estar escrito.

  13. Brie/ Camembert e Roquefort / Gorgonzola HUMmm… que delícia!

  14. uma poção de brie ou camembert com uma boa taça de pinot, hummmmm!

  15. […] a partir de leite de ovelha.  Se quiser saber mais detalhes sobre essa delícias, dá uma lidinha aqui. Vamos fazer o risoto? INGREDIENTES: 2 maçãs 2 cebolas 2 colheres (sopa) de manteiga 1 colher […]

  16. foi importante a informação.obrigado.enio

  17. Laerte di Pieri disse:

    Gostei de poder aprender um pouco mais sobre queijos.
    E verdade que o queijo gorgonzola recebe uma injeçao de mostarda para proliferar os fungos.
    Tambem gostaria de dizer que estive na cidade italiana de Gorgonzola (adorei)

  18. […] tábua de frios com dois a três tipos de queijo, sendo um de sabor forte (Gorgonzola, Roquefort, Parmesão, Provolone, Cheddar, Queijo do Reino, […]

  19. Quanto custa uma peça inteira e onde é mais barato?
    Pergunto, porque alguns meses eu experimentei pela primeira vez como aperitivo e gostei.
    Meu esposo adora esse queijo. Eu gostaria de fazer uma supresa pra ele.
    Fico grata pela informações.

  20. […] Nesta receita vamos utilizar queijo azul (blue cheese), pode ser o Roquefort ou o Gorgonzola, resumidamente a diferença é que o  Roquefort é produzido com leite de ovelha não pasteurizado e o Gorgonzola com leite de vaca ou cabra, mais informações aqui. […]

  21. nino gunp disse:

    Eu gostataria que mandassem pro
    Meu email o resumo de algumas regioes francesa , italianas ,
    Sobre presuntos , embutidos
    E queijos

  22. Muito interessante gostei de saber são tipos de queijos que onde moro as pessoas são tão desinformadas que quando veem o preço se espantam sou repositor e açougueiro mas gosto de ter informações sobre as coisas que exponho p/ venda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs